one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Juan Manuel Santos

Imagem:

Compartilhar:

Santos e Maduro reafirmam relações entre Colômbia e Venezuela

Criado em 22/07/13 20h51 e atualizado em 22/07/13 21h36
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Após quase dois meses de impasse político, os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Nicolás Maduro, reafirmaram hoje (22) a continuidade das boas relações e anunciaram que uma comissão de trabalho dos dois governos irá se reunir no dia 2 de agosto, para discutir uma agenda comum de cooperação para a área de segurança, energia, comércio bilateral e do combate ao tráfico de drogas e contrabando.

As relações entre os governos estavam estremecidas desde maio, quando o governador do estado venezuelano de Miranda, Henrique Capriles, visitou a Colômbia. Maduro considerou uma “quebra de confiança” o fato de Santos ter recebido o líder da oposição venezuelana. Capriles não reconheceu a vitória de Maduro nas eleições de abril.

A reunião entre eles ocorreu em Puerto Ayacucho, capital do estado venezuelano de Amazonas, na região fronteiriça entre os dois países. No final do encontro, os dois presidentes deram declarações à imprensa, mas não mencionaram o nome de Capriles nem o motivo do estremecimento das relações.

Juan Manuel Santos foi o primeiro a falar e disse que o dia de hoje representou um “relançamento das relações” e que, ainda que existam opiniões divergentes sobre alguns temas, a Colômbia e a Venezuela devem trabalhar juntas.

“Na reunião, nos falamos muito francamente, há aspectos em que não estamos de acordo e temos visões diferentes sobre muitas coisas, mas temos a imensa obrigação e responsabilidade de trabalhar juntos. E é isto o que vamos fazer”, declarou Santos.

Ele explicou que os chanceleres e outros ministros dos dois governos começarão a trabalhar para dar continuidade ao trabalho de integração que já havia sido iniciado por Santos e Chávez, após a retomada das relações em 2010.

Maduro destacou que a intenção é retomar o diálogo em nível presidencial. Após quase três horas de reunião com Santos, ele disse que, a Colômbia e a Venezuela, necessitam uma da outra e devem aprofundar as relações.

O presidente venezuelano também destacou que a Colômbia continuará tendo o apoio de seu governo ao processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em andamento em Cuba.

A Venezuela é um dos países mediadores da mesa de negociações e é considerada uma importante interlocutora para com a guerrilha. Maduro disse que a Venezuela continuará apoiando o processo.

“Contem conosco para que a paz na Colômbia, chegue e chegue o mais cedo possível. Estamos aqui para construí-la e para que possamos celebrar, juntos, a paz que os colombianos merecem”, acrescentou Maduro.

 

Edição: Aécio Amado

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário