one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Bolívia, Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela entrega protesto a embaixadores europeus pelo ocorrido com Evo Morales

Criado em 16/07/13 18h06 e atualizado em 16/07/13 18h12
Por Agência Lusa

(Lusa) - O chefe da diplomacia venezuelana reuniu-se nesta terça-feira 16/07, em Caracas, com os embaixadores de Portugal, Espanha, França e Itália, para entregar um protesto dos dirigentes dos Estados do Mercosul sobre o recente incidente com o avião do Presidente boliviano.

"Daremos por superado este incidente quando o Presidente Evo Morales se sentir satisfeito", declarou o ministro da Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaua Milano, aos jornalistas.

Elías Milano destacou que a Venezuela aceitou chamar os embaixadores daqueles países para entregar-lhes a nota, que "expressa a indignação da região, especialmente dos membros do Mercosul, pelo atentado, insulto e retenção ilegal da qual foi objeto" Evo Morales.

Na reunião estiveram presentes os embaixadores de Portugal, Mário Lino da Silva, de Espanha, António Pérez, de França, Jean Marc La Foret, e o primeiro secretário da delegação diplomática de Itália, Paolo Mari.

Segundo o ministro venezuelano, para quarta-feira está prevista uma nova reunião em Caracas, dos embaixadores e representantes diplomáticos da Venezuela credenciados em Portugal, França, Espanha e Itália, "para indagar e aprofundar sobre as causas que poderiam ocasionar este agravo contra o presidente Evo Morales".

O diplomata acrescentou que o encontro servirá ainda para definir "as medidas que a Venezuela poderá tomar se não forem cumpridas as exigências da Bolívia - uma desculpa pública e um esclarecimento sobre os factos ocorridos" e que os quatro países europeus ofereçam "garantias de que uma situação do gênero, contrária às normas e princípios básicos do direito internacional, como é a imunidade dos chefes de Estado, não voltarão a acontecer".

Fontes não oficiais anteciparam à agência Lusa que o embaixador da Venezuela em Lisboa, Lucas Rincón Romero, chegou ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Caracas, durante a tarde desta terça-feira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário