one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oficial nazista inspeciona campo de concentração

Imagem:

Compartilhar:

Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

Criado em 15/08/13 08h14 e atualizado em 15/08/13 08h20
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Nazismo
Oficial nazista inspeciona campo de concentração (Recuerdos de Pandora/ Creative Commons)

Brasília – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita no próximo dia 20 o campo de concentração de Dachau, primeira construção feita pelos nazistas em 1933 e que fica próximo a Munique. É a primeira vez que um chanceler alemão visita o campo de Dachau, que chegou a reunir mais de 200 mil prisioneiros de várias nacionalidades. A visita ocorre um mês antes das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

No campo de Dachau, mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome e em consequência de doenças adquiridas no local. O campo foi desativado e os prisioneiros libertados com a chegada das tropas norte-americanas, em abril de 1945.

A visita de Merkel ocorre duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em Oradour-sur-Glane, vila francesa alvo de um massacre provocado por forças nazistas, em 10 de junho de 1944. Gauck é o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, a 400 quilômetros de Paris, onde as tropas de elite nazistas mataram 642 pessoas.

Merkel visitará o campo acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros de Dachau, Max Mannheimer, de 93 anos, e pelo ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle. A chanceler deverá fazer uma homenagem às vítimas ao depositar coroa de flores junto a um memorial. “[A visita] é um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros”, disse Mannheimer.

Merkel já visitou alguns campos de concentração nazistas, como o de Buchenwald, com o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, em abril de 2010.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário