one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma participa da posse do novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes

Imagem:

Compartilhar:

Cartes toma posse e diz que trabalhará para combater a pobreza

Criado em 15/08/13 12h03 e atualizado em 15/08/13 12h37
Por Monica Yankiew Edição:Talita Cavalcante Fonte:Enviada Especial ao Paraguai

Assunção - O novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, de 57 anos, tomou posse hoje (15) prometendo combater a pobreza. No discurso, o empresário que estreia na vida política agradeceu a presença da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff e da Argentina, Cristina Kirchner. Mas ao mencionar os nomes de ambas, Cartes foi vaiado por simpatizantes do Partido Colorado, que condenam a suspensão do Paraguai dos blocos regionais.

Amanda Ruiz Díaz, de 22 anos, disse que o Brasil, a Argentina e o Uruguai “violaram a soberania do Paraguai” ao adotar a punição da suspensão do país tanto do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). “Foram motivações ideológicas mais do que políticas”, disse a ativista.

Leia também no Portal EBC:

Equador convoca embaixador do país no Egito para esclarecer violência

Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

Síria aceita inspetoria internacional para verificar existência de armas químicas

Civis são maioria entre os 525 mortos no Egito, nos últimos dois dias

Cartes, que cumpre mandato até 2018, evitou comentar diretamente a suspensão do Paraguai, cujo fim está definido para hoje, em ambos os blocos. O presidente optou, no seu juramento, citar os desafios que quer enfrentar no governo. Segundo ele, a prioridade é combater a pobreza. Também negou interesse em fazer carreira política. “Não estou na política para cuidar de uma carreira nem enriquecer um patrimônio, mas [estou aqui] para melhorar o futuro das novas gerações”, disse Cartes.

Em relação à polêmica que envolve os brasiguaios – brasileiros que vivem e produzem em terras paraguaias e que entram em conflitos com os locais –, o presidente avisou que não “vai deixar o governo à mercê de grupos criminosos e armados”.

Cartes disse ainda que “invocava” a Deus para ter “sabedoria, força e espírito de justiça” na condução do novo governo. “Se em cinco anos, ao concluir o mandato, não tivermos conseguido reduzir substancialmente a pobreza [que atinge 40% da população do Paraguai] serão estéreis todas as obras. Por isso, reitero que nossa obsessão é ganhar cada batalha na guerra que hoje declaramos à pobreza”, disse.

Os presidentes do Chile, Peru, Uruguai e de Taiwan também acompanharam a cerimônia.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário