one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama liga para a governadora de Oaklahoma, Mary Fallin

Imagem:

Compartilhar:

Caso Snowden leva Obama a cancelar reunião com Putin

Criado em 07/08/13 13h00 e atualizado em 07/08/13 13h16
Edição:Beto Coura

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou a reunião que teria com seu colega russo, Vladimir Putin, durante a Cúpula do G-20 em setembro, devido à tensão entre os dois países provocada pelo asilo concedido pela Rússia ao ex-consultor de informática Edward Snowden. Obama estará na cúpula do G-20, em São Petersburgo, mas não se reunirá com Putin, conforme estava previsto antes que Moscou concedesse asilo a Snowden.

A Casa Branca explicou a decisão como falta de “progressos” nas relações entre Washington e Moscou. “Após uma avaliação profunda, concluímos que as relações bilaterais com a Rússia não registraram progressos suficientes para que uma reunião tenha lugar no início de setembro”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Leia também no Portal EBC:

IR 2013: Receita libera consulta ao 3º lote na quinta

Movimentos pela democratização da comunicação lançam campanha Quero me Ver na TV

Bate-papo virtual debate a terceirização nas empresas

“Atribuímos uma grande importância aos progressos alcançados com a Rússia durante o primeiro mandato do presidente [Obama] (2009-2013), incluindo o novo Tratado Start [desarmamento nuclear] e a cooperação no Afeganistão, no Irã e na Coreia do Norte”, explicou Jay Carney.

“No entanto, devido à falta de progressos em assuntos como a defesa antimíssil e o controle de armas, as relações comerciais, as questões de segurança global e de direitos civis e humanos nos últimos 12 meses, informamos ao governo russo que pensamos que seria mais construtivo adiar a reunião até que tenhamos resultados na nossa agenda comum”, disse o porta-voz da Casa Branca.

Segundo ele, “a decisão decepcionante da Rússia ao conceder asilo temporário a Edward Snowden também foi um elemento levado em consideração para avaliar o estado das nossas relações”.

Ontem, o presidente norte-americano, durante entrevista ao programa The Tonight Show, da rede NBC, disse estar decepcionado com a atuação da Rússia no caso Snowden. “Há momentos em que eles [os russos] voltam a cair no pensamento e na mentalidade da Guerra Fria”, afirmou Obama.

Snowden trabalhava em uma empresa prestadora de serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) e é acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. Ele estava desde o dia 23 de junho no aeroporto de Moscou. Chegou procedente de Hong Kong, para onde tinha viajado depois de abandonar o emprego no Havaí. No dia 16 de julho, o ex-consultor pediu asilo temporário à Rússia. O pedido foi aceito e Snowden saiu do aeroporto no último dia 1º, podendo permanecer no país pelo prazo de um ano.

*Com informações da RTVE e da Agência Lusa

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário