one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primavera árabe: Egito tem confrontos, protestos e mortes

Imagem:

Compartilhar:

Egito: crise será agravada se a oposição for mantida afastada das decisões políticas, advertem embaixadores

Criado em 25/08/13 10h20 e atualizado em 25/08/13 11h11
Por Renata Giraldi Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Primavera Árabe no Egito
Alerta ocorre dias depois que manifestantes e forças policiais se enfrentaram, no Cairo, por três dias (Amsg07/Wikimedia Commons)

Brasília –  O subsecretário-geral de Política 3 do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro, alertou que se a tendência atual de repressão e violência se mantiver no Egito, a situação no país pode ficar mais grave. Para ele, a detenção de oposicionistas e aliados do presidente deposto Mohamed Mursi, em 3 de julho, é uma ameaça às instituições e à democracia como um todo. Cordeiro lembrou, em entrevista à Agência Brasil que geralmente o “enfrentamento leva a tragédias, que geram sofrimento, muitas vezes duradouro".

O alerta de Cordeiro ocorre dias depois que manifestantes e forças policiais se enfrentaram, no Cairo, por três dias, em conflitos que acabaram com pelo menos 750 mortes. “O governo do Brasil espera que o Egito retorne à institucionalidade democrática. Esperamos, sinceramente, que as autoridades egípcias tenham a sabedoria de ser inclusivas e não tomem o caminho oposto”, disse.

Leia também:

Protestos se espalham pelas principais avenidas da capital egípcia

ONU quer reunião de urgência para crise na Síria

Estados Unidos avaliam casos de Mursi e Mubarak

O emissário do Brasil para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto, acrescentou à Agência Brasil que com a prisão de cerca de 8,3 mil integrantes da Irmandade Muçulmana e o anúncio da ordem de detenção do líder Mohamed ElBaradei, o governo do Egito encerra a possibilidade de diálogo.

“Todas as vias de diálogo estão interrompidas, as forças políticas [de oposição às Forças Armadas] estão alijadas e se havia dúvidas sobre o processo de destituição de Mursi, democraticamente eleito, agora não há mais”, destacou Melantonio Neto.

Nos últimos meses, diariamente há protestos nas principais cidades do Egito. Sob a liderança da Irmandade Muçulmana, simpatizantes de Mursi ocupam as ruas, acampam em praças públicas e defendem o presidente deposto – que é mantido preso desde sua destituição em local não divulgado. As forças policiais reagem de forma intensa e violenta.

Apesar do agravamento da situação, no último dia 21, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, defendeu que quaisquer medidas de sanção ou restrição ao Egito sejam adotadas em nível multilateral. Ele descartou a hipótese de o Brasil suspender os acordos existentes, pois para ele as medidas devem ser definidas com base nas orientações do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 “O que nós defendemos é que haja um debate multilateral e que se houver alguma razão para a adoção de sanções, que sejam desenhadas de tal maneira que tornem ainda maior o sofrimento da população civil maior do que já é em função dos distúrbios e da violência”, disse Patriota após reunião com o chanceler do Níger, (África), Mohamed Bazoum, no Palácio Itamaraty.  

Mesmo com as dificuldades causadas pelos impactos da Primavera Árabe, em 2011, no Egito, o país não reduziu o volume de comércio com o Brasil. Ao lado da Arábia Saudita, da Turquia e do Irã, o Egito está entre os principais parceiros do Brasil envolvendo os países muçulmanos. Em 2012, o volume do comércio bilateral atingiu US$ 2,7 bilhões.

A reação do Brasil, de evitar a adoção de sanções, ocorre no mesmo momento em que os chanceleres dos 28 países que integram a União Europeia (UE) anunciaram a suspensão das licenças de exportação de equipamentos de segurança e de armas para o Egito. Os chanceleres  decidiram rever a ajuda ao Egito, em resposta à onda de violência na região.

Tradicionalmente, o governo do Brasil condena a violência e a violação aos direitos humanos no Egito. Após a onda de violência, o embaixador do Egito no Brasil, Hossam Edlin Mohamed Ibrahim Zaki, foi chamado ao Itamaraty para prestar esclarecimentos e ouvir das autoridades brasileiras o protesto em relação aos confrontos no país.

Edição: Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário