one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff

Imagem:

Compartilhar:

Dilma será recebida nos Estados Unidos em outubro com honras de chefe de Estado

Criado em 13/08/13 06h59 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff
Dilma deverá ser recebida na Casa Branca com um tapete vermelho e homenageada com um jantar de gala. (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – Em dois meses, a presidenta Dilma Rousseff será recebida nos Estados Unidos com honras de chefe de Estado. A visita está marcada para 23 de outubro. O último brasileiro recebido da mesma forma foi o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995. A honraria é concedida pelos norte-americanos a raras autoridades, pois envolve uma série de situações relacionadas ao cerimonial.

De acordo com diplomatas brasileiros, a organização da visita está adiantada – a última reunião ocorreu em julho. Dilma deverá ser recebida na Casa Branca com um tapete vermelho e homenageada com um jantar de gala. Também terá momentos de retribuição às homenagens que receberá, como ao depositar flores no obelisco – monumento em memória aos heróis de guerra.

Leia mais:

Dilma será a primeira chefe de Estado a cumprimentar Cartes na posse

Itamaraty agiliza processo para readequar salários de diplomatas no exterior à determinação do TCU

Comissão de Relações Exteriores discutirá compra de caças

 

Os preparativos da visita são organizados nos mínimos detalhes, entre eles as preferências da presidenta para o cardápio e o gosto musical. Em maio, quando o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foi a Washington (Estados Unidos) e esteve com o secretário de Estado, John Kerry, ficou definida a data da visita de Dilma.

Na ocasião, Kerry ressaltou a importância do Brasil na reconstrução do Haiti, que em 2010 sofreu os impactos do pior terremoto de sua história recente, e na busca por uma solução negociada na Síria, que vive em conflito há dois anos com mais de 90 mil mortes.

“Eu conheço o Brasil, que é um país de que gosto muito. É fascinante, com cultura muito diversificada e enorme energia econômica, assim como energia de vida”, disse Kerry, que admitiu ainda ser fã do futebol brasileiro. “E a Copa do Mundo fascina a todos nós. Eu vou encontrar uma maneira de estar lá durante esse período [da Copa de 2014]”, brincou.

Antes da visita de Dilma aos Estados Unidos, ela deve participar, em Nova York, em setembro, da Assembleia Geral das Nações Unidos. Mas o caráter da visita não é de chefe de Estado.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário