one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Egito: suspensão de ajuda financeira da UE é tema de reunião

Criado em 21/08/13 07h43 e atualizado em 21/08/13 07h51
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavacante Fonte:Agência Brasil

Iniciativa ocorre no momento em que a comunidade internacional apela para o fim da violência que provocou 750 mortos (ASMAA ABDELATIF / EPA / LUSA © 2013)Iniciativa ocorre no momento em que a comunidade internacional apela para o fim da violência que provocou 750 mortos (ASMAA ABDELATIF / EPA / LUSA © 2013)

Brasília - Os chanceleres dos 28 países da União Europeia (UE) se reúnem hoje (21), em Bruxelas, na Bélgica, para analisar o agravamento da situação no Egito e adotar uma posição comum. Uma das propostas é suspender a ajuda financeira ao país. A iniciativa ocorre no momento em que a comunidade internacional apela para o fim da violência que provocou 750 mortos, em três dias de confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

Uma das possibilidades avaliadas é a suspensão do programa de ajuda financeira ao Egito, no valor de 5 bilhões de euros, destinados ao período de 2012-2014, aprovado em novembro do ano passado pela União Europeia. Em reação à Europa, os países árabes anunciaram que manterão o apoio ao governo militar do Egito, inclusive com repasses financeiros.

Leia também:

Egito apela para que EUA evitem suspensão de repasses financeiros

Egito prende mais dois líderes da Irmandade Muçulmana

Os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciaram que se a violência no Egito continuar, a União Europeia poderá rever as relações com o Egito.

Na semana passada, o presidente da França, François Hollande, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, conversaram, por telefone, e concordaram em emitir uma mensagem comum do bloco em resposta à crise no Egito.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Talita Cavacante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário