one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, foi deposto pelas Forças Armadas e será substituído interinamente pelo presidente do Tribunal Constitucional. A Constituição do país também foi suspensa.

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos avaliam casos de Mursi e Mubarak

Criado em 23/08/13 07h26 e atualizado em 23/08/13 08h29
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – A crise no Egito e seus detalhes são tratados de forma distinta pelas autoridades dos Estados Unidos. Para o governo norte-americano, as Forças Armadas egípcias devem liberar imediatamente o presidente deposto Mohamed Mursi, que é mantido preso desde sua destituição em 3 de julho. Não são mencionadas, no entanto, recomendações sobre o futuro do ex-presidente Hosni Mubarak (1981-2011), de 85 anos, cuja prisão preventiva foi transformada em domiciliar.

Mubarak deixou ontem (22) a prisão e foi transferido para um hospital militar no Cairo, depois de a Justiça determinar sua libertação. "No que diz respeito ao processo de Mubarak, nós dissemos, há muito tempo, que se trata de uma questão jurídica interna do Egito", indicou a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki. O governo norte-americano apoiou Mubarak por cerca de 30 anos.

Leia mais:

Exército coloca ex-presidente Mubarak em prisão domiciliar

Brasil defende que sanções ao Egito sejam adotadas em nível multilateral

Porém, o caso de Mursi é avaliado de forma diferente tanto pelo Egito quanto pelos Estados Unidos. Eleito pelo voto popular em 2012, ele é mantido incomunicável pelas Forças Armadas. “Nós pensamos que deveria haver um processo para a sua libertação", disse Psaki.

"Temos frequentemente expressado as nossas preocupações em relação às detenções arbitrárias [no Egito]. Para que haja um processo político unificador, acreditamos que todas as partes devem participar", disse a porta-voz.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário