one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


John Kerry e Sartaj Aziz

Imagem:

Compartilhar:

EUA e Paquistão retomam diálogo estratégico suspenso desde 2011

Criado em 01/08/13 12h12 e atualizado em 01/08/13 12h34
Por © Agência Lusa

Islamabad – Os Estados Unidos e o Paquistão decidiram retomar o diálogo estratégico, processo interrompido em 2011, um ano após o seu início. O anúncio ocorreu durante a visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à capital paquistanesa Islamabad.

“Os nossos interesses comuns ultrapassam em muito as diferenças que possamos ter tido”, afirmou Kerry, em entrevista após encontro com o homólogo paquistanês, Sartaj Aziz.

Leia também no Portal EBC

Com a greve nacional, saiba se seu voo está atrasado ou foi cancelado

Portal EBC promove debate sobre desmilitarização da polícia nesta quinta-feira

Procurador-geral de Justiça determina prioridade para o caso Amarildo

Acesse o aplicativo com banco de questões do Enem e prepare-se para o exame

“Os Estados Unidos estão empenhados em ter uma ligação a longo prazo com o povo do Paquistão, baseada nos interesses e no respeito mútuo”, disse o chefe da diplomacia norte-americana, que esteve reunido por mais de uma hora com o primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif.

Kerry transmitiu ao chefe do governo paquistanês um convite oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, para que visite, possivelmente dentro de um mês, a Casa Branca para uma rodada de conversações sobre as relações bilaterais e a luta contra os talibãs.

O diálogo estratégico entre os dois países, que contou com três rodadas de diálogo em 2010, inclui contatos em diversas áreas, com destaque para a economia e a segurança, segundo Sartaj Aziz, assessor especial do primeiro-ministro paquistanês para os Negócios Estrangeiros.

Kerry, que chegou ontem (31) a Islamabad para realizar a sua primeira visita ao Paquistão como secretário de Estado, estará ainda com o presidente Asif Ali Zardari e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas paquistanesas, general Ashfaq Pervez Kiyani.

Nesses encontros, Kerry irá abordar a necessidade de reforçar a luta contra a presença no país de grupos insurgentes islâmicos, perto da fronteira com o Afeganistão, no momento em que as Forças Armadas  norte-americanas estão preparando sua retirada do território afegão até o final de 2014.

As relações bilaterais entre Washington e Islamabad enfrentaram uma crise particularmente grave após a captura e execução, em maio de 2011, pelas forças norte-americanas do então líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que vivia em esconderijo no território paquistanês.

O Paquistão também contesta regularmente os ataques realizados pelas forças norte-americanas com drones (aviões não tripulados) que visam aos extremistas islamitas refugiados nas zonas tribais do noroeste do território paquistanês. Os ataques têm provocado a morte de civis.

As autoridades paquistanesas consideram que essas operações constituem um atentado à soberania do país, mas os Estados Unidos alegam que são um elemento-chave na luta contra os grupos extremistas naquela região.

Durante a entrevista, Sartaj Aziz reforçou a posição defendida por Islamabad sobre o assunto, um dos mais polêmicos das relações entre os Estados Unidos e o Paquistão.

“Reiteramos que são uma violação da nossa soberania e também são contraproducentes”, afirmou o chanceler paquistanês.

Kerry manteve-se fiel ao discurso defendido por Washington. “Existe uma política clara e transparente que guia as nossas ações [antiterroristas]”, afirmou Kerry. Para ele, quem viola a soberania paquistanesa é “Al Zawahiri [o atual líder de Al-Qaeda] quando ordena ataques a mesquitas e mercados” no Paquistão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário