one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Patriota e Figuereido em posse do novo chanceler

Imagem:

Compartilhar:

Patriota reitera que hierarquia deve ser respeitada em posse de novo chanceler

Criado em 28/08/13 16h37 e atualizado em 28/08/13 16h54
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Patriota e Figuereido em posse do novo chanceler
O ex-chanceler Antonio Patriota reiterou hoje (28) a necessidade de se respeitar a hierarquia e as cadeias de comando (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – Ao transmitir o cargo para o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, o ex-chanceler Antonio Patriota reiterou hoje (28) a necessidade de se respeitar a hierarquia e as cadeias de comando. Sem mencionar nomes, Patriota se referiu indiretamente à crise provocada pela iniciativa de um diplomata em trazer para o Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina.

“É imprescindível o respeito à hierarquia e às cadeias de comando. Sem isso, correríamos os riscos de desencadear processos de consequências imprevisíveis, capazes de acarretar prejuízos à nossa coesão, nossa credibilidade, nossa capacidade de ação e habilidade para exercer influência e solucionar questões, até mesmo aquelas com componente humanitário e de proteção dos direitos humanos”, disse o ex-chanceler com a voz embargada.

Patriota defendeu o aperfeiçoamento das práticas administrativas da pasta. Ele ressaltou que o Brasil se orgulha de manter relações maduras e fundamentadas no respeito mútuo. Segundo ele, há uma atuação que se sustenta no diálogo o que “assegura à política externa [brasileira] autoridade e legitimidade”.

Leia mais:

Figueiredo promete se empenhar na defesa da inclusão social e do meio ambiente

A substituição de Patriota por Figueiredo foi provocada pela decisão do encarregado de negócios do Brasil na Bolívia (o equivalente a embaixador temporário), Eduardo Saboia, de coordenar a retirada de Pinto Molina da embaixada, onde ficou por quase 15 meses, aguardando autorização para deixar o país.

Para investigar sua atuação, foi instaurada uma comissão de sindicância, que se reuniu, pela primeira vez, ontem (27). O objetivo da comissão é analisar a iniciativa de Saboia. Ao explicar sua decisão, Saboia criticou a falta de ação do grupo de trabalho, do qual fazia parte o embaixador Baena Soares, que pediu para ser retirado do grupo.

Saboia disse que não se manifestará publicamente sobre o assunto até que a comissão conclua a sindicância. Porém, antes, ele disse ter tomado a iniciativa porque o quadro se agravava com o fato de o senador boliviano estar deprimido e indicar que pretendia se suicidar. O diplomata disse que tomou uma decisão por razões humanitárias.

Ele pode ser alvo de punição que pode ir de uma advertência oral, passando por uma escrita, suspensão temporária e até exoneração. Com mais de 20 anos de carreira, o diplomata é elogiado por superiores e colegas como um profissional sério, dedicado e disciplinado. Nos últimos meses, ele se queixava da tensão causada pela indefinição do caso Molina.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário