one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ex-chefe do Exército turco, Ilker Basbug

Imagem:

Compartilhar:

Ex-chefe do Exército turco é condenado à prisão perpétua por golpe de Estado

Criado em 05/08/13 12h24 e atualizado em 05/08/13 12h33
Por © Agência Lusa

Istambul – O ex-chefe do Exército turco Ilker Basbug foi condenado hoje (5) à prisão perpétua por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Assim como Basbug, que liderou as Forças Armadas turcas entre 2008 e 2010, mais 11 pessoas foram condenadas à prisão perpétua no julgamento da rede Ergenekon, que envolve 275 pessoas, incluindo generais e jornalistas.

O ex-chefe das Forças Armadas foi condenado por encabeçar a rede Ergenekon, considerada “terrorista” pelo tribunal de Silivri, a 50 quilômetros da capital Istambul.

Leia também no Portal EBC

Municípios pequenos registram maiores avanços em educação

Desmilitarização: especialistas propõem uma nova polícia

Moradores da Favela do Moinho derrubaram muro para construção de rota de fuga em caso de incêndio

Entre os condenados à prisão perpétua, estão o ex-chefe de polícia Sener Eruygur e o ex-chefe militar Hürsit Tolon, o jornalista Tuncay Özkan e o líder do pequeno Partido dos Trabalhadores,  Dogu Perinçek.

O jornalista Mustafa Balbay, do jornal de esquerda Cumhuriyet, eleito enquanto estava detido como deputado pelo principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo, foi condenado a 35 anos de prisão.

O tribunal absolveu 21 dos 275 acusados, 66 dos quais estão em prisão preventiva. Os demais réus receberam penas entre dois e 117 anos de prisão por participarem da rede que alegadamente pretendia derrubar o governo islamita conservador de Erdogan.

Basbug, de 70 anos, liderou a campanha militar turca contra os rebeldes do PKK durante muitos anos e é agora acusado de liderar um grupo terrorista.

Centenas de policiais lançaram gás lacrimogêneo contra cerca de mil manifestantes concentrados junto ao tribunal.

A rede Ergenekon é acusada de tentar realizar um golpe de Estado militar contra Erdogan, no poder desde 2002, semeando o caos no país, com atentados e operações de propaganda.

A Turquia foi palco, em junho, de enormes protestos populares que deixaram o governo de Erdogan na maior crise desde que assumiu o poder.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário