one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bogotá, Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Farc apresentam propostas para democratizar comunicação na Colômbia

Criado em 07/08/13 16h30 e atualizado em 07/08/13 17h00
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte: Agência Brasil/EBC*

Farc
As sugestões incluem redistribuir frequências de rádio e televisão de maneira igualitária para os setores públicos e privados, a desconcentração dos monopólios de comunicação e o controle social dos meios de comunicação (Medea Material)

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) apresentaram hoje (7) propostas para a democratização da informação e dos meios de comunicação no país. As sugestões incluem redistribuir frequências de rádio e televisão de maneira igualitária para os setores públicos e privados, a desconcentração dos monopólios de comunicação e o controle social dos meios de comunicação.

Antes de começar a reunião com a mesa de negociações em Havana, Cuba, onde os delegados do governo e da guerrilha dialogam pelo fim do conflito, Marco León Calarca, um dos membros da Farc leu um comunicado com as sugestões sobre comunicação.

Leia também:

Mais de 4 milhões de pessoas deixaram suas terras devido à guerra colombiana

Mujica defende que Mercosul apoie processo de paz colombiano

Calarca disse que os meios de comunicação poderiam promover assuntos ligados à educação, desenvolvimento e a promoção de uma cultura democrática e participativa. “Poderiam ser criados mecanismos para garantir o controle social sobre a imprensa [rádio, jornais impressos e televisão]”, disse.

As Farc também defenderam medidas de “desconcentração” da propriedade dos meios de comunicação e a definição de regras destinadas a impedir o monopólio, bem como fortalecer os meios estatais.

O comunicado acrescentou que o espectro de frequência para rádios deve passar por um processo de revisão e ser divido novamente, em partes iguais, para emissoras públicas e privadas. As Farc reivindicam a provisão de condições especiais para que a oposição política no país tenha acesso à propriedade e programação de meios de comunicação e também garantias de acesso às comunidades camponesas, indígenas e aos setores sociais excluídos.

Outra proposta é a criação de um fundo de financiamento para meios alternativos e comunitários.

* Com informações da Tv Multiestatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário