one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira Colombiana.

Imagem:

Compartilhar:

Farc exigem garantias para participação política na Colômbia

Criado em 02/08/13 17h41 e atualizado em 02/08/13 17h54
Por Agência Lusa

Bandeira da Colômbia
(laloking97 / Creative Commons)

Havana – A mesa negociadora das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) apresentou hoje (2) uma lista de dez garantias para participar da política da Colômbia após a conclusão de um eventual acordo de paz com o governo, em negociação desde novembro em Cuba.

Para as Farc, trata-se de “garantir de forma eficaz, real e material os direitos políticos de todos os membros das organizações da guerrilha em rebelião contra o Estado”, segundo documento apresentando à imprensa pelo chefe da delegação da guerrilha nas negociações, Ivan Márquez.

“Em particular, trata-se do reconhecimento e das garantias para a participação política e social, incluindo os direitos a eleger e a ser eleitos, o direito a formar partidos e movimentos políticos e sociais”, diz o texto.

Os movimentos políticos que serão criados devem obter “uma incorporação direta no Conselho Nacional Eleitoral” e “garantias para a segurança dos seus dirigentes e militantes”, entre outros pontos.

Nos anos 1980, durante negociações de paz anteriores, as Farc criaram um movimento político, a União Patriótica (UP). Mais de 3 mil dos seus dirigentes, militantes e simpatizantes foram assassinados nos anos seguintes, entre os quais dois dos seus candidatos às eleições presidenciais.

Afastada da cena política em 2002, a UP recebeu no dia 9 de julho uma autorização do Conselho de Estado para apresentar novamente candidatos às eleições legislativas e presidenciais do próximo ano.

A guerrilha também exigiu um apoio financeiro do governo à nova formação política que sairá das Farc, “equivalente a 10% do total do financiamento político do Estado”, indicou Ivan Márquez.

O governo colombiano e a guerrilha concluíram no fim de maio um acordo sobre o primeiro e mais importante dos cinco pontos das negociações de um acordo de paz que decorrem em Havana, o desenvolvimento rural.

As duas partes tentam, desde então, negociar o segundo ponto, que diz respeito à participação na vida política após a conclusão de um eventual acordo geral.

 
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário