one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Governo interino deve proteger os civis no Egito, diz Itamaraty

Criado em 16/08/13 18h27 e atualizado em 16/08/13 18h41
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Protestos no Egito fizeram centanas de mortes (ASMAA ABDELATIF / EPA / LUSA © 2013)Os protestos mais intensos ocorreram de terça-feira (13) para quarta-feira. O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência (ASMAA ABDELATIF / EPA / LUSA © 2013)

Brasília – O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, Eduardo dos Santos, reiterou hoje (16), em reunião com o embaixador do Egito em Brasília, Hossameldin Mohamed Ibrahim Zaki, que é responsabilidade do governo interino do presidente Adly Mansour proteger os civis. O alerta ocorre após a morte de 525 pessoas, em dois dias, durante confrontos entre manifestantes e policiais no Cairo. Em nota, o Itamaraty apelou para o fim da violência e repudiou os conflitos.

Leia também:

Egito: Coligação islamita pede manifestações diárias a partir de sábado

Egito: alta representante da União Europeia responsabiliza governo por onda de violência

"À luz dos acontecimentos recentes, o Itamaraty expressa preocupação com a segurança de manifestantes civis desarmados e de nacionais brasileiros", diz a nota divulgada nesta sexta-feira. "O Governo brasileiro recordou ao embaixador [Hossameldin Zaki] o entendimento de que a responsabilidade pela proteção de civis e pela interrupção da violência recai sobre o governo interino egípcio", acrescenta.

A reunião com o embaixador do Egito foi convocada nesta tarde. Ontem (15) e anteontem (14), os governos do Equador e de vários países europeus haviam convocado os embaixadores para cobrar explicações sobre a onda de violência. Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no país. Ativistas favoráveis e contrários ao presidente deposto, Mohamed Mursi se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e nas principais cidades do país.

Os protestos mais intensos ocorreram de terça-feira (13) para quarta-feira. O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência. O Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas, nem registro de incidentes. Ao mesmo tempo, a embaixada brasileira no país mantém o alerta e o funcionamento, em regime de plantão, para o atendimento aos brasileiros. Porém, são estudadas medidas adicionais, em caso de agravamento da situação no Egito.

*Colaborou Mariana Tokarnia

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário