one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maconha

Imagem:

Compartilhar:

Legalização da maconha é o tema do Observatório da Imprensa

Criado em 19/08/13 16h48 e atualizado em 20/08/13 19h52
Por Portal EBC

O Uruguai está prestes a regulamentar a produção da maconha no país. O projeto, proposto pelo governo de José Mujica, regulamenta o cultivo, a venda e o consumo da planta. A iniciativa do Uruguai serve de laboratório para os outros países da América Latina que enfrentam sérios problemas no combate ao tráfico de drogas.

Assista ao vivo a partir das 20h:

Leia também:

- Uruguai quer evitar “turismo da maconha”

- Confira na íntegra a entrevista de José Mujica com Emir Sader

A lei, que deve ser aprovada pelo Senado e sancionada ainda este ano, prevê que todo habitante do país com mais de 18 anos terá direito a comprar na farmácia até 40 gramas de maconha por mês.

No Uruguai, o consumo da droga é legal. A Constituição garante que atos pessoais e privados, desde que não afetem terceiros, não podem ser proibidos pelo Estado ou pelo poder Judiciário. Com a recente decisão do Congresso, o controle da droga passará a ser feito pelo Estado.

A justificativa do Presidente Mujica é que o aumento da criminalidade no país está associado ao consumo e ao tráfico de entorpecentes. Mas já adiantou que, se a iniciativa não der certo, deve ser repensada.

Para debater o assunto, Alberto Dines conta com a participação da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, do desembargador Wálter Maierovitch e do diretor de Redação da Revista Superinteressante Denis Russo Burgierman. O programa ouviu também a opinião do sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário