one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luiz Alberto Figueiredo Machado (subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty)

Imagem:

Compartilhar:

Ministro das Relações Exteriores toma posse hoje

Criado em 28/08/13 06h09 e atualizado em 28/08/13 10h11
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Luiz Alberto Figueiredo Machado (subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty)
Novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro (Roosewelt Pinheiro/ABr)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff dá posse hoje (28), às 11h, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, ao novo  ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Ele substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses na função e será o representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (Estados Unidos). O cargo era ocupado por Figueiredo Machado.

Nomeação de Figueiredo Machado é publicada no Diário Oficial da União

 

Acompanhe ao vivo, a partir das 11h, a cerimônia de posse do novo ministro das Relações Exteriores:

Em seguida, às 15h, Patriota transmitirá o cargo a Figueiredo Machado no Ministério das Relações Exteriores. A substituição de chanceleres foi definida anteontem (26) em meio à crise causada pela retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina, abrigado por 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz (a capital boliviana).

A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia. Porém, para setores do governo, como a decisão foi tomada aparentemente de forma pessoal, houve quebra de hierarquia.

Leia aqui notícias sobre o senador Roger Pinto Molina

O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança de Dilma pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos.

Especialistas em temas ambientais e sustentáveis, Figueiredo Machado tem um currículo baseado em negociações referentes às mudanças climáticas, ao uso sustentável de recursos, à cooperação pacífica e a todos os assuntos relativos à qualidade de vida e aos meios.  

De personalidade introspectiva, ele é contido nas palavras e apontado como um estrategista. Acostumado a longas negociações, o novo chanceler não costuma demonstrar cansaço, nem impaciência. Ele e Dilma se conheceram na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando a presidenta ainda estava na Casa Civil.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário