one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Símbolo da ONU

Imagem:

Compartilhar:

Ministros do Mercosul queixam-se na ONU de espionagem norte-americana

Criado em 05/08/13 18h34 e atualizado em 05/08/13 18h51
Por Da Agência Lusa

Ban Ki-moon
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) manifestaram hoje (5), em encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, preocupação com o programa de espionagem norte-americano, revelado pelo ex-consultor de informática Edward Snowden. (The Official CTBTO Photostream / Creative Commons)

Nova York – Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) manifestaram hoje (5), em encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, preocupação com o programa de espionagem norte-americano, revelado pelo ex-consultor de informática Edward Snowden.

No encontro, os representantes do Brasil, da  Argentina, do Uruguai e da Venezuela manifestaram a "indignação" e a "preocupação" com que seus países receberam a notícia de que o governo dos Estados Unidos tinha acesso a mensagens de instituições, empresas e cidadãos de países latino-americanos. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua Milano, a espionagem de dados viola os direitos humanos e ameaça a "mútua confiança" necessária para o bom funcionamento da comunidade internacional.

"Estamos convencidos de que é uma prática que viola os direitos internacionais e os direitos humanos fundamentais, ao ignorar o direito sagrado da privacidade dos nossos cidadãos", disse o ministro da Venezuela, que detém atualmente a presidência rotativa do Mercosul.

A mensagem foi transmitida pelos ministros a Bani Ki-moon a pedido dos chefes de estado e de governo dos países-membros do Mercosul, após uma decisão tomada durante a última cúpula bloco, realizada em junho em Montevidéu.

Os ministros também expressaram repúdio ao fechamento do espaço aéreo de Portugal, da Espanha, da Itália e da França a um avião que transportava o presidente boliviano, Evo Morales. O incidente ocorreu no início do mês passado, quando Morales voltava de uma viagem à Rússia.

De acordo com o ministro venezuelano, durante o encontro, foi reforçada a posição do bloco no que diz respeito à liberdade para concessão de asilo político e humanitário. "Colocamos muita ênfase para que seja conservado o direito de concessão de asilo, que na nossa região permitiu salvar tantas vidas durante períodos de Ditadura. Deixamos claro que esse é um princípio de que não estamos dispostos a negociar", completou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário