one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama liga para a governadora de Oaklahoma, Mary Fallin

Imagem:

Compartilhar:

Obama diz que Estados Unidos vai reavaliar relações com Rússia

Criado em 09/08/13 21h51 e atualizado em 09/08/13 23h03
Por Da Prensa Latina Fonte:

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
O país europeu concedeu asilo político a Edward Snowden, um ex-consultor de informática acusado de traição por divulgar um programa secreto de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) (Wikimedia Commons)

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (9), em conferência de imprensa, que os Estados Unidos vão reavaliar suas relações com a Rússia após o país europeu conceder asilo político a Edward Snowden, um ex-consultor de informática acusado de traição por divulgar um programa secreto de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA).

“Creio que o episódio mais recente [o asilo político a Snowden] se soma a um número de discrepâncias surgidas nos últimos meses e, possivelmente, seja adequado que façamos uma pausa, que reavaliemos para onde vai a Rússia, quais são os nossos interesses centrais e calibremos as relações”, disse Obama.

O presidente advertiu que “não se devem esperar acordos 100%” e que as diferenças não podem ser disfarçadas totalmente. “Vamos examinar onde as relações podem supor um avanço para os interesses dos Estados Unidos. Onde puder, trabalharemos com eles, onde houver discrepância, manifestaremos claramente”.

As relações entre Rússia e Estados Unidos ficaram tensas após a decisão do governo russo de conceder asilo temporário a Snowden, que revelou a existência de programas da NSA para espionar áudios, registros telefônicos, vídeos, fotos, e-mails, documentos e conexões online de milhões de usuários, governos e empresas dentro e fora dos Estados Unidos.

Em resposta, Obama cancelou nesta semana um encontro com o presidente russo Vladimir Putin marcado para setembro em Moscou.

O caso Snowden foi discutido nesta sexta-feira pelos secretários de Defesa dos Estados Unidos, John Kerry e Chuck Hagel, e da Rússia, Serguei Lavroc e Serguei Choigu. A reunião também discutiu temas como a crise na Síria, o novo tratado de desarmamento nuclear e o programa nuclear do Irã.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário