one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sérgio Vieira de Mello

Imagem:

Compartilhar:

Prêmio Nobel da Paz participa de homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Criado em 16/08/13 18h10 e atualizado em 16/08/13 18h25
Por Akemi Nitahara Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Na próxima segunda-feira (19), completam-se dez anos do atentado terrorista à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá que matou 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e então chefe da representação da ONU no Iraque.

Hoje (16), um debate no Rio de Janeiro com a presença do ex-presidente do Timor Leste e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1996, José Ramos Horta, prestou homenagem ao brasileiro morto em missão humanitária no Iraque. Horta lembrou o papel fundamental de Vieira no processo de paz e reconstrução de seu pequeno país, a partir de 1999.

“O Timor Leste foi o primeiro caso eminentemente político de que Sérgio Vieira de Mello participou e representou as Nações Unidas. Todos nós em Timor Leste, quando Sérgio morreu, morte tão trágica, tão injusta, observamos luto nacional, homenageamos e todos os anos no Parlamento Nacional de Timor Leste há um evento, chamado Prêmio Sérgio Vieira de Mello de Direitos Humanos. É a nossa gratidão pelo papel que ele teve em Timor Leste, mas não só. Ele serviu à causa da ONU, da paz, da humanidade, por mais de 30 anos”.

A viúva do ex-funcionário da ONU, Carolina Larriera, que também é representante do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lembra que Vieira trabalhou a vida toda por causas humanitárias.

“É um momento muito importante para relembrar a obra internacional que ele fez, sobretudo a obra que ele fez do ponto de partida mais importante, que definia ele, que era ter sido um brasileiro que tinha uma compreensão aprofundada de quais são as sociedades que precisam ter uma maior sensibilidade e que as grandes diferenças nas sociedades criam barreiras que são muito difíceis de superar”.

Ramos Horta também vai participar do seminário Dez Anos sem Sérgio Vieira de Mello e do Dia Internacional do Trabalhador Humanitário, criado pela ONU em homenagem ao brasileiro. O evento vai ocorrer segunda-feira, no Jardim Botânico do Rio, com a participação do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Atualmente, o ex-presidente do Timor Leste é enviado da ONU para a Guiné Bissau.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário