one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesmo com ameaça de morte, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse estar disposto a buscar a paz e o fim do conflito

Imagem:

Compartilhar:

Presidente Santos propõe referendo para acordo de paz entre governo e Farc

Criado em 22/08/13 17h51 e atualizado em 22/08/13 18h20
Por Leandra Felipe Edição:Davi Oliveira Fonte:EBC

Bogotá - O governo da Colômbia enviou hoje (23) ao Congresso um projeto de lei para permitir que se realize um referendo popular sobre o acordo em negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para encerrar o conflito armado no país. O governo quer fazer a consulta no mesmo dia das eleições presidenciais de 2014, previstas para maio. Para isso, o Congresso precisa aprovar o projeto, enviado para apreciação em caráter de urgência.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, explicou que a possibilidade de realizar o referendo de maneira concomitante às eleições não está permitida por lei, mas que, com a expectativa de que o acordo de paz seja alcançado, será importante ter a permissão para realizá-lo.

Segundo Santos, a lei deve tramitar e ser aprovada para acelerar a viabilidade do acordo. “Se daqui até o fim do ano concluirmos o processo, como todos queremos, seria irresponsabilidade não haver previsto isso [a mudança da lei]”, defendeu. As negociações em Cuba pelo fim do conflito colombiano entre as Farc e o governo foram iniciadas em novembro do ano passado.

O presidente tem articulado apoio nos poderes Executivo, com os governadores dos departamentos; Judiciário, buscando a validação do marco jurídico para a paz, aprovado pelo Congresso no ano passado; e também no Legislativo, acelerando a votação de leis ou propondo projetos que serão úteis no caso de um processo de paz concluído com sucesso.

Apesar da oposição do ex-presidente Álvaro Uribe, que mantém um núcleo de apoio no Congresso, Santos tem maioria no Parlamento. Ele conseguiu manter coesa a base aliada, formada principalmente pelos partidos Conservador e Liberal. As representações de esquerda, embora críticas em alguns pontos da política de Santos, apoiam o presidente com relação ao processo de paz.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário