one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Processo de paz entre governo colombiano e Farc é o que mais avançou, diz Santos

Criado em 15/08/13 21h08 e atualizado em 15/08/13 21h15
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Conflito armado na Colômbia
Economicamente, a Colômbia está entre as cinco maiores economias da América do Sul. A pobreza diminuiu quase 33% nos últimos cinco anos e o país já não faz parte da lista dos dez países mais desiguais do mundo.Por outro lado, persiste o conflito armado mais longo da América Latina. (Leandra Felipe - EBC)

Bogotá – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse hoje (15) que o processo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) é o que mais avançou dentre todas as tentativas de negociação do fim do conflito desenvolvidas anteriormente no país. A declaração ocorreu na abertura da Cúpula da Paz, evento que reúne Santos e os governadores dos 32 departamentos do país em Medellín, capital de Antioquia.

O presidente apresentou aos governadores um panorama do momento atual das negociações em Havana, que atualmente estão discutindo a participação política dos guerrilheiros, o segundo ponto da agenda pré-determinada.

“Neste momento, em Havana, se discute o segundo ponto da agenda de importância crucial, pois é sobre direitos e garantias para o exercício da oposição e para que novos movimentos surjam do acordo final”, disse. Santos repetiu o que vem dizendo quando fala sobre o tema da participação política dos ex-guerrilheiros: “É disso que se trata a paz: de trocar balas por votos”.  

As Farc defendem uma reforma política e a convocação de uma Assembleia Constituinte. No entanto, o governo, nega a possibilidade e vem repetindo que se as Farc querem as mudanças que “ganhem as eleições por meio do voto” e façam as reformas sugeridas.

Santos também falou sobre alguns pontos do tema agrário, discutido em Havana, para o qual já houve consenso. Ele sintetizou o que foi acordado, dizendo que o campo precisa de atenção.  “O primeiro ponto da agenda, de desenvolvimento rural integral é transcendental e sua aplicação, bem concedida, não é outra coisa que o compromisso de dar ao campo colombiano e à população rural a prioridade que lhes foi negada por décadas”, disse.  

Com relação ao tema de reparação e de punição dos crimes cometidos no âmbito do conflito, o presidente disse que o processo busca um balanço entre a aplicação da Justiça a quem infligiu a lei e a possibilidade de reinserção na sociedade. Santos disse que nenhuma pressão ou dificuldade deve “apagar” o propósito inicial de “romper para sempre o vínculo entre a política e as armas”.

O presidente finalizou dizendo que pode ser que nunca haja acordo entre o governo e as Farc sobre modelos econômicos. “Mas, isso não impede que nos ponhamos em acordo quanto ao direito de expressão de nossa diversidade e de nossas diferenças. Isso é possível em uma sociedade democrática e tolerante”. Santos pretende disputar a reeleição no próximo ano, nas eleições presidenciais de maio. O sucesso do processo pelo fim do conflito é considerado essencial para que ele consiga ser reeleito.
 
Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário