one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Símbolo da ONU

Imagem:

Compartilhar:

Seminário lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Melo

Criado em 10/08/13 12h42 e atualizado em 10/08/13 13h05
Por Ana Cristina Campos Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Brasília - Será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 19, o seminário 10 Anos sem Sérgio Vieira de Melo, que prestará homenagem ao décimo aniversário de morte do brasileiro. Melo era representante especial do então secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Koffi Annan, para o Iraque, quando foi morto juntamente com 21 funcionários da organização, em um atentado a bomba ao prédio da ONU em Bagdá, no dia 19 de agosto de 2003. Ele teve uma longa carreira dedicada aos refugiados e às questões humanitárias.

Leia também

Legado de Sérgio Vieira de Melo precisa ser reconhecido, diz subsecretária da ONU

Segundo o chefe da Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Marcelo Viegas, o evento tem como objetivo promover o debate sobre o legado de Sérgio Vieira de Melo na promoção da paz e da segurança internacionais e ressaltar a importância do trabalho humanitário. “Ele foi um grande brasileiro. Morreu a serviço das Nações Unidas em um atentado em Bagdá, que simboliza os desafios que o mundo enfrenta até hoje. O seminário permitirá uma reflexão mais aprofundada sobre as formas como a comunidade internacional pode lidar melhor com as crises humanitárias”, disse Viegas.

Durante o encontro, haverá o lançamento da Campanha Global do Dia Mundial Humanitário, das Nações Unidas, que este ano terá como tema “O mundo precisa de mais...”. Estarão presentes, entre outros, a subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, o chanceler Antonio Patriota, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e o ex-presidente do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz de 1996, José Ramos Horta.

A partir do dia 19, as pessoas poderão acessar o site da campanha e compartilhar uma das palavras-chave, como paz, esperança, amor e felicidade, nas redes sociais. O compartilhamento vai desbloquear uma doação que irá para um fundo global destinado a atender projetos de ação humanitária.

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever no site da Fundação Alexandre de Gusmão até segunda-feira (12).

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário