one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


John Kerry deve ser indicado ainda hoje secretário de Estado dos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Síria: EUA não tem dúvidas sobre utilização de armas químicas

Criado em 26/08/13 19h05 e atualizado em 26/08/13 19h13
Por Da Agência Lusa

 

John Kerry
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, garantiu nesta segunda (26) não ter dúvidas sobre a utilização de armas químicas na Síria na semana passada, considerando tratar-se de “uma indecência moral” ( World Economic Forum/CC)

Washington – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, garantiu hoje (26) não ter dúvidas sobre a utilização de armas químicas na Síria na semana passada, considerando tratar-se de “uma indecência moral” perante a qual os responsáveis devem responder.

“Foram utilizadas armas químicas na Síria. É inegável”, afirmou Kerry aos jornalistas, em um discurso proferido em Washington.

De acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, “a situação a que [o mundo] assistiu na semana passada na Síria choca a consciência mundial. Desafia qualquer código de moralidade. O massacre massivo de civis, a morte de mulheres e crianças inocentes através do recurso das armas químicas é moralmente indecente”.

“O presidente [norte-americano Barack] Obama considera que aqueles que recorreram às armas mais atrozes contra as populações mais vulneráveis do planeta devem responder por isso”, acrescentou Kerry, citado pela agência France Presse.

Segundo o secretário de Estado, “nada é mais grave agora e nada é mais escrutinado que a utilização de armas químicas”.

À semelhança de declarações proferidas por outros membros do governo norte-americano no fim de semana passado, também Kerry acusou o regime sírio de ter oferecido aos investigadores das Nações Unidas um acesso “muito tardio” à zona atingida pelo ataque de 21 de agosto e de ter “bombardeado” e “destruído sistematicamente as provas” no terreno.

“Este não é o comportamento de um governo que nada tem a esconder”, sublinhou o diplomata.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), organização não governamental com sede em Londres, pelo menos 322 pessoas morreram na quarta-feira, mas a oposição coloca o número em 1.300 vítimas.

O regime sírio negou responsabilidades no ataque.

A guerra civil na Síria, que começou com uma revolta popular contra o regime de Bashar Al Assad em março de 2011, já fez mais de 100 mil mortos, segundo a ONU.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário