one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os peixes confundem o plástico nos oceanos com plâncton

Imagem:

Compartilhar:

Ambientalista pede limpeza de ilhas de plástico nos oceanos

Criado em 20/09/13 07h48 e atualizado em 20/09/13 08h40
Por ©Agência Lusa

Ilhas com resíduos plásticos no mar
Os peixes confundem o plástico nos oceanos com plâncton (Adam Jones, Ph.D. - Global Photo Archive / Creatve Commons)

Sydney (Austrália) – O cientista e ecologista canadense David Suzuki, conhecido pelas séries de televisão sobre o meio ambiente, apelou hoje (20) em Sydney, na Austrália, pela limpeza das chamadas “sopas de plástico” nos oceanos.

Em entrevista à cadeia ABC, Suzuki disse que “alguém tem de limpar” essas enormes ilhas de plástico que podem ultrapassar o tamanho do estado norte-americano do Texas e que têm pequenos detritos que são confundidos com o plâncton pelos peixes. 

Leia mais:

Maduro diz que manterá visita à China, mesmo com rota mais longa

Morales vai pedir boicote de países da Alba à Assembleia Geral da ONU

Tiroteio em parque de Chicago deixa 13 pessoas feridas

 

As “sopas de plástico”, descobertas pela primeira vez em 1997, vão se formando e aumentando de tamanho por ação das correntes marítimas.

O ambientalista está na Austrália para participar de campanha pela proteção dos oceanos. Ele alertou também para as consequências da pesca indiscriminada e da acidificação dos mares pela queima de combustíveis fósseis.

Suzuki apelou aos governos para que peçam a ajuda de cientistas para amenizar os efeitos das alterações climáticas e criticou os governos conservadores de países como o Canadá e a Austrália por ignorarem informação científica sobre o meio ambiente. Disse que são gastos milhões de dólares para tentar convencer a maioria das pessoas de que a ciência relacionada com as alterações climáticas é um absurdo.

Ele admitiu que os custos da limpeza são elevados, mas disse que alguém tem de fazer a limpeza doméstica do mundo. As ações para mitigar as alterações climáticas são incômodas do ponto de vista econômico, mas a sobrevivência do mundo está em jogo”, enfatizou.

David Suzuki criticou ainda o novo governo australiano, liderado por Tony Abbott, por suspender a Comissão de Alterações Climáticas e desmantelar a Autoridade de Mudanças Climáticas.

Com informações da Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário