one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Madereira derruba árvore na Amazônia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Congo assinam acordo de cooperação para reduzir desmatamento

Criado em 17/09/13 15h20 e atualizado em 17/09/13 15h48
Por Ana Cristina Campos Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, e o ministro do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Turismo da República Democrática do Congo, Bavon N'sa Mputu Elima, assinaram hoje (17) memorando de entendimento sobre cooperação nas áreas de meio ambiente e uso sustentável das florestas.

O acordo visa à cooperação técnica e à transferência de tecnologia nas áreas de monitoramento de desmatamento, por meio de imagens de satélite, capacitação de pessoal, práticas de manejo sustentável na floresta e preservação da biodiversidade. Os projetos no Congo serão financiados pelo Fundo Amazônia.

Leia também

Basic pode anunciar proposta para reduzir efeitos das mudanças climáticas

Ibama intensifica fiscalização para combater desmatamento ilegal na Amazônia

Alertas de desmatamento e degradação da Floresta Amazônica aumentam 35%

“Os projetos que estamos discutindo envolvem a cooperação, notadamente do ponto de vista de mudança climática, da preservação da biodiversidade e do manejo florestal”, disse Gaetani. “O Brasil tem compromisso com a agenda ambiental global, para além de suas fronteiras. O Congo é um país estratégico para o Brasil, e precisamos nos aproximar para atuar em conjunto nos fóruns globais de negociação”.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do ministério, Carlos Klink, destacou que Brasil e Congo têm as maiores florestas tropicais do mundo, e precisam enfrentar a questão do desmatamento. “As florestas representam uma grande parte da solução da mudança do clima. O Brasil tem mostrado que é possível promover desenvolvimento econômico forte com redução do desmatamento”, disse Klink.

Segundo o ministro congolês, Brasil e Congo partilham as mesmas posições nas negociações internacionais. “Nossos países reconhecem a importância de uma cooperação que visa a promover o engajamento internacional nas questões do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, em particular aquelas ligadas à redução das emissões, por causa do desmatamento, e ao fortalecimento dos estoques de carbono nas florestas”, disse Elima.

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário