one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Comissão de Inquérito da ONU divulga relatório sobre conflito na Síria

Criado em 16/09/13 11h31 e atualizado em 16/09/13 12h02
Por Carolina Sarres* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Comissão de Inquérito das Nações Unidas, liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, constatou a presença de "militantes islâmicos estrangeiros, radicais ou jihadistas" na Síria, o que teria contribuído para a radicalização dos conflitos no país. De acordo com relatório da comissão divulgado hoje (16), apesar de poucos estrangeiros no país, essa presença é perigosa devido à fragilidade da situação.

"Os atores [estrangeiros] estavam lutando contra as forças do governo, mas não foram necessariamente fazê-lo com a mesma agenda do Exército Sírio Livre", disse o chefe da comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, em entrevista coletiva, nesta manhã.

Leia também no Portal EBC: 

Síria registra novos conflitos após acordo para eliminação de armas químicas

Brasil diz que acordo contribuirá para busca de solução negociada na Síria

O relatório também concluí que houve aumento das violações aos direitos humanos e ao direito internacional humanitário nos últimos meses, além da necessidade de se buscar uma solução política para a crise síria.

"Não há uma solução militar para a crise", informou Pinheiro, que defende a atuação do assessor especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre a Síria, Lakhdar Brahimi. Para ele, Brahimi contribuiria para a criação de um ambiente propício para conversas e negociações e para o cumprimento da recomendação do grupo de trabalho – que é acabar com a violência.

Segundo Pinheiro, foram registrados nos últimos meses casos de assassinatos, prisões arbitrárias, violência sexual e tortura, cometidas por ambas as partes envolvidas no conflito – governo da Síria e o Exército Livre Sírio. "Nós não estamos vendo que a escala de gravidade é a mesma", explicou o chefe da comissão, ao ressaltar que foi verificada a prevalência de violações por parte do governo.

A comissão também constatou o uso de armas químicas no país, mas informou não saber precisar quem fez uso desses armamentos e qual foi a substância utilizada. Ontem (15), foram registrados novos conflitos no país, após o acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para eliminação do arsenal de armas químicas na Síria, elogiado pela ONU e por líderes europeus. Para a ONU, o cerne da crise na Síria é a situação dos 1,2 milhão de refugiados internos e a das 2,5 milhões de pessoas que necessitam de ajuda humanitária. O país vive momento de escassez de combustível, água e eletricidade. 

* Com informações da Itar-Tass   //   Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário