one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Síria

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Segurança da ONU discutirá intervenção militar na Síria

Criado em 04/09/13 07h06 e atualizado em 04/09/13 07h30
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – No comando mensal do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o representante da Austrália, Gary Quinlan, disse que o agravamento da crise na Síria e a ameaça dos Estados Unidos de intervenção militar no país estarão em discussão no órgão. A data da reunião que debaterá o assunto deve ser anunciada hoje (4). Para o Brasil, qualquer ação militar deve ser a última opção em caso de conflitos e adotada apenas com autorização do conselho.

A questão sobre a Síria já foi discutida em ocasiões anteriores, sem consenso entre os integrantes do conselho. Dos 15 países que fazem parte do órgão, cinco são membros permanentes – os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, Rússia e China - e dez são membros rotativos, cujo tempo de duração é dois anos e depois são substituídos. São membros temporários atualmente a Argentina, Austrália, o Azerbaidjão, a Guatemala, Luxemburgo, Marrocos, Paquistão, a Coreia do Sul, Ruanda e o Togo.

Leia também:

Empresários do Rio cobram segurança durante manifestações

Presidenta da Fundação Casa diz que espancamento de jovens infratores é episódio isolado

Formação pode facilitar acesso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Austrália está na presidência do órgão até o fim do mês, sucedendo a Argentina. Porém, apenas um voto negativo de um membro permanente configura veto a uma eventual resolução do conselho. A abstenção de um membro permanente não configura veto. O conselho pode também se manifestar por meio de notas presidenciais e cartas do presidente ao secretário-geral das Nações Unidas, assim como notas verbais e cartas das missões permanentes na ONU.

O Conselho de Segurança tem o objetivo de garantir a manutenção da paz e da segurança internacional. É o único órgão do sistema internacional capaz de adotar decisões obrigatórias para todos os Estados que são membros da ONU, podendo, inclusive, autorizar intervenção militar para garantir a execução de suas resoluções.

*Com informações da agência pública de notícias da Rússia, Itar-Tass

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário