one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Parque Industrial de Kaesong (Coreia do Norte) está sendo desenvolvido na região, com contribuição econômica da Coreia do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul espera que reabertura de Kaesong contribua para reforma política norte-coreana

Criado em 17/09/13 11h58 e atualizado em 17/09/13 12h21
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Trabalhadores de Kaesong (Coreia do Norte) podem ser impedidos de trabalhar
O Parque Industrial de Kaesong foi reaberto ontem, após 5 meses fechado (David Stanley / Creative Commons)

Brasília - O presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, expressou hoje (17) o desejo de que a retomada das atividades no Complexo Industrial de Kaesong, na Coreia do Norte, seja o ponto de partida para reforma e abertura do país vizinho. As autoridades sul e norte-coreanas reabriram o complexo ontem (16), depois de cinco meses de suspensão das atividades devido a tensões políticas na área.

Leia também no Portal EBC:

Presidentes da Colômbia, do Uruguai e da Guatemala discutem descriminalização da maconha

Nicarágua pede que Corte Internacional defina fronteira marítima com Colômbia

O parque de Kaesong é operado conjuntamente e está instalado em uma cidade próxima à fronteira dos dois países. O impasse entre as Coreias começou no início de abril, quando os norte-coreanos tiraram cerca de 53 mil trabalhadores de Kaesong e impediram o acesso de empresários ao complexo, em protesto a exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, o que desencadeou uma crise.

Depois de meses de negociação, as partes resolveram reabrir o complexo, após terem concordado em conduzir Kaesong com uma gestão conjunta, com igualdade entre Seul (capital da Coreia do Sul) e Pyongyang (capital da Coreia do Norte). Até então, os norte-coreanos eram os responsáveis pela administração do parque industrial.

A partir de agora, mais da metade das 123 empresas sul-coreanas no complexo devem começar a fazer testes de funcionamento e os trabalhadores do lado norte deverão voltar ao trabalho. Estima-se que, ontem, mais de 800 gerentes da Coreia do Sul tenham atravessado a fronteira para retomar as atividades em Kaesong.

* Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário