one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ilha Selvagem - Portugal e Espanha

Imagem:

Compartilhar:

Espanha contesta soberania de Portugal sobre as Ilhas Selvagens

Criado em 02/09/13 17h08 e atualizado em 02/09/13 18h05
Por Gilberto Costa* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil / EBC

Ilha Selvagem - Portugal e Espanha
Segundo documento que a missão diplomática espanhola entregou em julho na ONU, as Ilhas Selvagens são rochedos, o que não permitiria a delimitação de uma zona econômica exclusiva. (Coimbra68 / Wikimedia Commons)

Lisboa – O governo de Portugal prepara documento para reafirmar nas Nações Unidas a soberania do país sobre as Ilhas Selvagens e a extensão da faixa marítima de 200 para 350 milhas – cerca de 560 quilômetros -, como zona de exploração econômica exclusiva.

A informação é do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, que hoje (2) recebeu visita do chanceler angolano, Georges Chicoti, e não quis dar detalhes sobre o documento.

A Espanha, reacendendo uma antiga disputa com Portugal, contesta o status de “ilha” para o local. Segundo documento que a missão diplomática espanhola entregou em julho na ONU, as Ilhas Selvagens são rochedos, o que não permitiria a delimitação de uma zona econômica exclusiva.

Leia também: Brasil pede explicação por escrito sobre espionagem americana

As Ilhas Selvagens são consideradas um sub-arquipélago do Arquipélago da Madeira (Portugal) e estão a 250 km da Ilha da Madeira e a 165 km das Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha.

O arquipélago é formado por duas ilhas principais - Grande e Pequena - e algumas ilhotas. Em julho passado, repetindo gesto dos seus antecessores, o presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, visitou as ilhas para comemorar o 50º aniversário da primeira expedição científica às Ilhas Selvagens.

*Com informações da Agência Lusa e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário