one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Detido um dia após o golpe militar no Chile, Víctor Jara foi executado pelos militares no dia 16 de setembro de 1973 após passar por torturas (Foto: Agência Télam)

Imagem:

Compartilhar:

Família de Víctor Jara denuncia ex-oficial de Pinochet que vive nos EUA

Criado em 05/09/13 16h07 e atualizado em 05/09/13 17h01
Por Agência Télam

Responsáveis pela morte de Víctor Jara são presos no Chile
(Víctor Jara - Foto: Agência Télam)

A família do compositor chileno Victor Jara, assassinado após o golpe militar de 1973, denunciou Pedro Barrientos Núñez, ex-oficial do Exército chileno e residente em Deltona, Estados Unidos, como executor do crime, segundo informaram seus representantes legais.

O Centro de Justiça e Responsabilidade (CJA) e o escritório de advocacia Chadbourne & Parke LLP indicaram que a denúncia alega que Barrientos executou Jara após o compositor ter sido detido e torturado no Estádio Chile. Barrientos, que residia nos Estados Unidos em 2012 é também acusado por crimes de tortura, assassinato extrajudicial e crimes de lesa humanidade, assinalaram os representantes da família Jara em um comunicado.

Leia também:

Juízes chilenos se desculpam por omissão de tribunais no governo Pinochet

Chile: pesquisa aponta piora na imagem da ditadura Pinochet

ONU pede ao Chile a restituição de terras ancestrais aos indígenas

Segundo a ação judicial, Jara foi torturado por soldados sob ordens de Barrientos e teria sido ele o autor do disparo contra a  cabeça do artista. Posteriormente, segundo a denúncia, o antigo oficial do exército chileno ordenou a seus subordinados que disparassem repetidamente sobre o cadáver.

“Nós somos apenas uma das muitas famílias afetadas pela brutalidade do governo de Pinochet e os terríveis crimes cometidos por Barrientos e outros durante a ditadura militar. Com essa ação  queremos denunciar as violações de direitos humanos contra o povo chileno, expor os responsáveis e acompanhar as milhares de vítimas que continuam sofrendo em silêncio”, diz no comunicado a viúva Joan Jara.

“Esta ação em nome de sua viúva e suas filhas demonstra a importância da justiça internacional para os processos nacionais por violações de direitos humanos, em definitivo, para conseguir uma completa e verdadeia justiça para as vítimas”, disse Almudena Bernabeu, advogada internacional do CJA.

O compositor morreu em 16 de setembro de 1973 de 44 disparos, após ser torturado durante vários dias no Estádio Chile de Santiago, que hoje leva o nome do artista.
Pedro Barrientos Núñez foi processado no Chile em dezembro de 2012 junto a outros sete ex-oficiais por diferentes graus de responsabilidade no homicídio de Jara. Em decorrência do processo foram abertas uma solititação de extradição e uma ordem de captura internacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário