one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quênia: Shopping Westgate

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Quênia diz que ataque terrorista não terá impacto na economia

Criado em 27/09/13 08h58 e atualizado em 27/09/13 09h27
Por Agência Lusa

Quênia: Shopping Westgate
Quênia: Shopping Westgate (Kenya Red Cross Society/ Facebook)

Nairobi - O ataque terrorista a um centro comercial na capital do Quênia não terá "grande impacto sobre o desempenho econômico", disse hoje (27) o ministro das Finanças, Henry Rotich, depois de a agência de avaliação de risco norte-americana Moody's ter previsto um impacto de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB).

Leia mais no Portal EBC: 

Ataque no Quênia vai custar 0,5% do PIB do país

Presidente do Quênia anuncia fim do cerco a centro comercial

"Reconhecemos que o ataque tem custos diretos e indiretos, como a destruição da propriedade e licenciamentos no centro comercial, mas a contribuição econômica do centro comercial representa apenas uma pequena parte do comércio, das atividades turísticas, de restauração, de hotelaria e do setor da intermediação financeira na nossa economia", argumentou o ministro. Assim, não se prevê "qualquer impacto sobre o desempenho econômico global", disse ele, acrescentando que a meta de crescimento para 2013 mantém-se entre 5,5 e 6%. De a cordo com previsão da Moody's, o ataque terrorista ao centro comercial na capital queniana vai fazer o crescimento da economia recuar 0,5%. A agência considerou a quebra de receitas que se seguiu a outros episódios de violência.

Segundo nota da Moody's, o ataque terá impacto negativo na revisão do rating (opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros) do Quênia, atualmente em B1 com perspetiva estável, e "prejudicará o crescimento e as receitas fiscais, mais diretamente por meio do efeito no turismo, que representa 12,5% do PIB, 7,4% do investimento e 11% do total de empregados" no país.

Com base nos efeitos econômicos que tiveram o ataque da Al Qaeda à Embaixada dos Estados Unidos, em 1998, e a violência étnica após as eleições, em 2008, a Moody's prevê que o mesmo ocorra este ano, "reduzindo o crescimento do PIB em cerca de 0,5% na época alta do inverno de 2013-2014". A Moody's não prevê, no entanto, que o ataque tenha consequências em termos de investimento externo ou ajuda internacional.

O comando islamita Al Shebab atacou, no fim da manhã de sábado (21), o centro comercial Westgate com granadas e armas automáticas, disparando sobre empregados e clientes. Depois, fez  barricada no interior do edifício com reféns. O cerco e a tentativa de acabar com a ocupação e o sequestro, por parte das forças de segurança quenianas, durou cerca de 80 horas, tendo terminado na terça-feira (24) à tarde.

O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, anunciou o fim do ataque e a morte de 61 civis e de seis integrantes das forças de segurança. Cinco atacantes foram mortos e 11 suspeitos detidos, disse. O movimento islamita Al Shebab informou, no entanto, que foram mortos 137 reféns.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário