one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Ministra Izabela Teixeira recebe o prêmio Campeões da Terra da ONU. E / D :Cooedenador residente da ONU no Brasil, Jorge ChedieK, Ministra Izabela Teixeira, e a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú

Imagem:

Compartilhar:

Izabella Teixeira é uma das vencedoras do Prêmio Campeões da Terra da ONU

Criado em 12/09/13 13h30 e atualizado em 12/09/13 13h40
Por Ana Cristina Campos Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília - Ministra Izabela Teixeira recebe o prêmio Campeões da Terra da ONU. E / D :Cooedenador residente da ONU no Brasil, Jorge ChedieK, Ministra Izabela Teixeira, e a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira venceu a mais importante premiação ambiental do sistema ONU na categoria Liderança Política (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é uma das vencedoras do Prêmio Campeões da Terra 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela venceu a mais importante premiação ambiental do sistema ONU na categoria Liderança Política. A ministra receberá o prêmio em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 18 de setembro, com mais cinco vencedores.

O anúncio da premiação foi feito na manhã desta quinta-feira (12) na Casa da ONU, em Brasília. Segundo o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, o prêmio é um reconhecimento do compromisso da ministra com o meio ambiente e com a redução do desmatamento e pela contribuição nos painéis globais de alto nível sobre sustentabilidade global, entre 2010 e 2012, promovidos pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “A ministra fez contribuições muito valiosas na construção de uma agenda global para o meio ambiente. Ela representa um país que tem atingido grande sucesso no desenvolvimento sustentável nos últimos anos”, disse Chediek.

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente

Izabella disse estar surpresa e honrada com a premiação global. No discurso, ela fez uma homenagem aos analistas ambientais. “Este prêmio é um reconhecimento a uma carreira de 30 anos como analista ambiental e a toda uma geração de analistas ambientais que também está fazendo a diferença. A área ambiental tem temas muito complexos de negociação. Ninguém discorda que é preciso ter um planeta mais limpo, sem poluição e sem desmatamento ilegal, mas na hora de construir as soluções para resolver os problemas é um processo muito complexo.”

A ministra também lembrou o apoio da diplomacia brasileira nas negociações internacionais do clima. “É importante apostar nas instituições brasileiras, não só as ambientais, mas nas que são parceiras na negociação, e o Itamaraty tem um papel especial nesse sentido. É essencial ouvir e formular teses que possam permitir a inclusão de todos e não teses que polarizem a negociação. Esse é o espírito da ONU e do multilateralismo.” 

Para Izabella, o Brasil sempre teve um protagonismo na área ambiental e as políticas públicas requerem muito diálogo com vários setores da sociedade. “O debate do Código Florestal é muito ilustrativo disso. Não é só a solução para proteger as florestas. É uma visão que trabalha os agricultores e a discussão do clima na agricultura. Este é um prêmio que determina ao Brasil a necessidade de ser mais ambicioso, que a gente faça mais na área ambiental.”

O Campeões da Terra é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desde 2005 e já teve como contemplados a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchev.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário