one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Representante da etnia mapuche em cúpula que definiu reivindicações no Sul do Chile

Imagem:

Compartilhar:

Mapuches exigem perdão do governo chileno por crimes da ditadura

Criado em 20/09/13 20h36 e atualizado em 20/09/13 20h44
Por Prensa Latina

Comunidades mapuche exigiram nesta sexta-feira (20) que o governo do Chile peça perdão pela violência contra esse povo originário, no momento em que setores da sociedade pedem desculpas por sua atuação durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Na esteira dos 40 anos do golpe de Estado contra o presidente Salvador Allende, ocorrido em 11 de setembro de 1973 e as violações de direitos humanos cometidas pela ditadura Pinochet, atores políticos e instituições pediram perdão ou reconheceram falhas em sua atuação durante os 17 anos da ditadura estabelecida após o golpe.

Leia também:

ONU pede ao Chile restituição de terras ancestrais aos indígenas

Mapuches pedem autonomia política e indenização do Chile

De acordo com o wekén (porta-voz) da comunidade de Ranquilco, Rodrigo Curipán, as autoridades deveram pedir desculpas em nome do estado pelos fatos ocorridos na região denominada como zona vermelha do conflito mapuche.

Segundo Curipán, o governo deve reconhecer que existiu um genocídio por parte das forças policiais contra seu povo desde tempos ancestrais. Além do perdão, o dirigente considera que o Estado deve trazer uma solução definitiva em relação à devolução de suas terras, como uma forma de restabelecer a paz à região de Araucanía, região Sul do Chile, onde o conflito se acirrou em janeiro deste ano.

Segundo os historiadores, terminada a segunda metade do século 19, o Estado chileno desenhou um plano, encabeçado pelo exército para ocupar as terras Mapuche em um processo chamado de “Pacificação de Araucanía”, por meio do qual a comunidade indígena sofreu intervenção militar em 1883.

Três anos depois, o Congresso criou a chamada Comissão Radicalizadora, que facilitou a ocupação ilegal dos terrenos por particulares, deixando aos indígenas apenas 500 mil hectares de suas terras.

Durante a Reforma Agraria do presidente Eduardo Frei Montalva e com mais força nos anos de governo da Unidade Popular com Allende (1970-1973), os mapuches conseguiram recuperar mais de 80 mil hectares dessas terras, mas após o golpe de Estado a comunidade sofreu um novo revés, já que os militares puseram fim à propriedade coletiva da terra e com isso desarticularam uma das bases de sua cultura.

Desde meados da década de 1990, organizações e comunidades mapuches se enfrentam  com empresas agrícolas e madeireiras pela propriedade da terra que consideram de seus antepassados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário