one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes chilenos protestam por mudanças no sistema educacional

Imagem:

Compartilhar:

Milhares de estudantes chilenos protestam por mudanças no sistema educacional

Criado em 05/09/13 16h37 e atualizado em 05/09/13 16h52
Por Prensa Latina

Estudantes chilenos protestam por mudanças no sistema educacional
Estudantes chilenos protestam por mudanças no modelo educacional (© Mario Ruiz / EPA / LUSA)

Milhares de estudantes saíram às ruas nesta quinta-feira (05) para exigir mudanças no modelo educacional do país que tem bases na época da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Os jovens, tanto secundaristas quanto universitários, junto a familiares, professores e outros, partiram da praça Itália na capital chilena Santiago, com faixas e cartazes em que exigem que o Estado assuma a responsabilidade da educação no país.

Leia também:

Família de Víctor Jara denuncia ex-oficial de Pinochet que vive nos EUA

Juízes chilenos se desculpam por omissão de tribunais no governo Pinochet

Chile: pesquisa aponta piora na imagem da ditadura Pinochet

ONU pede ao Chile restituição de terras ancestrais aos indígenas

Nesta quarta-feira, os dirigentes estudantis fizeram um chamado aos estudantes para que cuidem da marcha para evitar desordens e o desvirtuamento da mobilização e chamaram os carabineros (polícia militar chilena) a proteger os estudantes em vez de reprimí-los.

Para o presidente da Federação de Estudantes do Chile, Andrés Fielbaum, “as mobilizações são as melhores ferramentas que temos para poder transformar o Chile”. Fielbaum ressaltou nesta quarta-feira (04) que estariam na manifestação “todos que querem construir um país que deixe para trás a herança de Pinochet”.

O presidente da Federação de Estudantes da Universidade Católica, Diego Vela, recordou que essa nova medida de pressão contra o governo de Sebastián Piñera ocorre quando só faltam cinco dias para o aniversário de 40 anos do golpe de Estado contra Salvador Allende.

“Uma data que fraturou um país e que impôs mediante a tortura e a matança de milhares de chilenos um modelo político, econômico e social que hoje em dia se evidencia nas consequências nefastas que causou”, enfatizou o líder estudantil. Vela chamou todos a “dar o passo" para romper com o legado da ditadura e solucionar as necessidades que tem o Chile.

Na véspera, os estudantes divulgaram um documento de 11 páginas com as demandas históricas do movimento estudantil e do movimento social chileno”. “Concebemos a educação como um direito social universal que deve ser garantido como tal pela construção política do Chile e estar liberado de todo interesse particular para orientar a satisfação do interesse geral, em vias de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Vela.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário