one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


x

Imagem:

Compartilhar:

Missão da Nasa vai estudar a órbita lunar

Criado em 07/09/13 10h47 e atualizado em 07/09/13 11h01
Por Heloisa Cristaldo Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Lua
Chamada de Ladee, missão permitirá conhecer novas características do satélite natural e vai ajudar os cientistas a compreender outros corpos do Sistema Solar (Foto: thimenon/Creative Commons)

Brasília – A Nasa, agência espacial norte-americana, enviou na madrugada de hoje (7) uma sonda à órbita da Lua para reunir informações detalhadas sobre o ambiente, as condições perto da superfície e as influências ambientais da poeira lunar.

Leia também:
EUA e Grã-Bretanha quebraram dados criptografados

Confira o nosso especial Web Vigiada


A missão chamada de Ladee (do inglês, Lunar Atmosphere and Dust Ambiente Explorer) permitirá o conhecimento de novas características da Lua e vai ajudar os cientistas a compreender outros corpos do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Segundo a Nasa, a Lua é o corpo planetário mais acessível da Terra e mudou pouco desde seu desenvolvimento inicial, ao contrário da Terra, de Marte e de Vênus. Por esse motivo, a Lua oferece uma visão única sobre o passado distante da evolução planetária.

A missão robótica foi lançada com sucesso do Centro Espacial Wallops, na costa da Virgínia, nos Estados Unidos, e deve chegar à Lua em 30 dias, para, em seguida, entrar em órbita lunar. A Ladee terá, inicialmente, 40 dias de trabalho. Nos primeiros 30 dias, a sonda terá atividades em grandes altitudes, além da demonstração da tecnologia de laser. Durante os últimos dez dias, o subsistema de propulsão a bordo do Ladee irá reduzir a altitude do observatório, enquanto as atividades continuam. A missão terminará 100 dias depois de ser colocada em funcionamento.

A Nasa investiu US$ 280 milhões na missão Ladee, que inclui o desenvolvimento de naves espaciais e de instrumentos científicos, serviços de lançamento, operações de missão, processamento de ciência e apoio de revezamento. O veículo de lançamento selecionado para a missão é o Minotauro V, da Força Aérea norte-americana.

De acordo com a Nasa, se a Terra não tivesse a Lua em sua órbita, o planeta giraria três vezes mais rápido, fazendo com que o dia tivesse apenas oito horas. A temperatura da Lua durante o dia chega a 134 graus Celsius (ºC) e à noite pode atingir - 244 °C. O dia lunar tem aproximadamente 708 horas (29,5 dias).

Para chegar de carro ao ponto mais próximo da Lua, o homem levaria 135 dias dirigindo a 113 quilômetros por hora. Segundo a Nasa, a Lua está realmente se afastando da Terra a uma taxa de 3,8 centímetros por ano. Da Terra, vemos sempre o mesmo lado da Lua.

A área da superfície da Lua é 37.914 quilômetros quadrados, quase a mesma área de superfície do Continente Africano. A Lua não tem vulcões ativos conhecidos. Na Terra ocorrem duas marés altas e duas marés baixas todos os dias devido à atração gravitacional da Lua.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário