one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


barack obama

Imagem:

Compartilhar:

Obama diz que tentará solução diplomática para Síria

Criado em 11/09/13 00h00 e atualizado em 11/09/13 00h04
Por Da BBC Brasil

Brasília -O presidente americano Barack Obama disse que a votação do Congresso sobre uma possível ação militar na Síria será adiada para que os Estados Unidos busquem uma solução diplomática para o conflito após a proposta da Rússia.

Em um pronunciamento pela televisão na noite de hoje (10), Obama esclareceu a posição dos Estados Unidos em relação ao conflito na Síria. Ele disse que o uso de armas químicas nos subúrbios de Damasco no dia 21 de agosto mudou sua forma de pensar.

"Nós não podemos resolver a guerra civil alheia pela força", declarou. "Mas a situação na Síria mudou depois que o governo sírio fez um ataque químico, matando mais de mil pessoas." O presidente defendeu que os Estados Unidos devem fazer um ataque militar limitado na Síria, para "evitar o uso futuro" de armas químicas.

No entanto, ele disse ter pedido ao Congresso americano que adiasse a votação a respeito do ataque, após a proposta da Rússia de que a Síria entregue seu arsenal de armas químicas ao controle internacional.

Falando da Casa Branca, Obama declarou que "ainda é cedo para dizer se a oferta da Rússia terá êxito". "Qualquer acordo deve certificar-se de que o regime de Assad mantenha seus compromissos. Mas essa iniciativa tem o potencial de remover a ameaça de armas químicas sem o uso da força", disse.

O líder americano declarou novamente que o regime de Bashar Al Assad foi o responsável pelo ataque químico. Segundo ele, o governo sírio distribuiu máscaras antigás para seus soldados antes do ataque do dia 21 de agosto. Análises de sangue e cabelos das vítimas também teriam demonstrado a presença do gás sarin.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário