one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Síria: Brasil quer que Conselho de Segurança busque diálogo e conciliação

Imagem:

Compartilhar:

Síria: inspeções a armas químicas devem começar até terça-feira

Criado em 27/09/13 08h18 e atualizado em 27/09/13 08h40
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Conflito na Síria
Todos os locais indicados na lista oficial entregue pela Síria à Oiaq devem ser inspecionados “nos 30 dias posteriores à adoção da decisão”, que deve ocorrer hoje à noite, na reunião do conselho executivo, marcada para as 22h (FreedomHouse2/Creative Commons)

Haia – As inspeções do arsenal químico na Síria devem começar até terça-feira (1º), segundo decisão da Organização para a Interdição das Armas Químicas (Oiaq), que se reúne hoje (27) para aprovar o plano. Os inspetores devem ter acesso a todos os locais suspeitos que não constem da lista oficial entregue pela Síria em 19 de setembro, diz texto citado pela agência France Presse. “O conselho executivo decide que o secretariado deve iniciar as inspeções na Síria o mais rapidamente possível, no máximo em 1º de outubro”, acrescenta.

Leia mais no Portal EBC: 

China e Rússia dizem que negociação é única saída para a crise síria

Síria: quase 11 mil crianças foram mortas em 30 meses de conflito

Todos os locais indicados na lista oficial entregue pela Síria à Oiaq devem ser inspecionados “nos 30 dias posteriores à adoção da decisão”, que deve ocorrer hoje à noite, na reunião do conselho executivo, marcada para as 22h (21h em Lisboa) em Haia. “Qualquer outro local identificado por um Estado Parte como implicado no programa sírio de armas químicas deve também ser inspecionado o mais rapidamente possível”.

O diretor-geral da Oiaq, Ahmet Uzumcu, pode, contudo, decidir que reclamações desse gênero são “injustificadas” e os conflitos relativos a reclamações podem ser resolvidos por meio de “consultas e cooperação”. Se a Síria não respeitar o plano, que prevê a destruição completa do arsenal químico até meados de 2014, a Oiaq poderá “levar a questão diretamente à Assembleia Geral e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

A Oiaq deve aprovar o plano firmado em 14 de setembro em Genebra, pelas diplomacias russa e norte-americana, antes da votação na ONU de um projeto acertado na madrugada de hoje pela Rússia e os Estados Unidos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário