one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mohamed Badie, principal líder da Irmandade Muçulmana, é preso no Egito

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal egípcio proíbe atividades da Irmandade Muçulmana

Criado em 23/09/13 11h12 e atualizado em 23/09/13 11h31
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Brasília - Um tribunal do Cairo, capital do Egito, proibiu hoje (23) as atividades da Irmandade Muçulmana. A decisão retirou qualquer estatuto legal da entidade islâmica e confiscou todos os fundos e bens móveis da organização. O tribunal também decidiu banir “qualquer instituição proveniente ou pertencente à Irmandade”, informou a agência oficial de notícia do país, Mena. De acordo com a agência, a sentença do tribunal possivelmente atingirá o Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), braço político da Irmandade.

Leia também no Portal EBC:

Defesa do Quênia diz que crise deverá terminar em breve

Obama pede mudança da legislação sobre armas de fogo

O veredito de hoje não é a única ameaça à existência legal do grupo islâmico, fundado há 85 anos. No início de setembro, um órgão de aconselhamento jurídico do governo egípcio já havia recomendado a dissolução da Irmandade Muçulmana com base em uma lei que proíbe a formação de grupos paramilitares por organizações não governamentais.

Na ilegalidade desde a década de 50, a entidade foi oficialmente registrada em março de 2013 como uma organização não governamental pelo Ministério da Segurança Social do Egito. O mesmo órgão também pediu o fechamento da sede da Irmandade, no distrito de Moqattam, no Cairo.

Após a destituição do presidente Mohamed Mursi, em julho, a ministra dos Assuntos Sociais, Nagwa Khalil, solicitou que fosse investigada a presença de armas na sede da Irmandade ou a existência de milícias ligadas à organização. O pedido foi emitido após a morte de oito pessoas na sede em Moqattam, quando dezenas de pessoas invadiram e saquearam o edifício. Diversos líderes foram detidos e são acusados de incitar a violência contra opositores.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário