one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Após denúncia de que espionou a França, EUA dizem que todos os países espionam

Criado em 21/10/13 19h56 e atualizado em 22/10/13 14h30
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Washington – A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, disse hoje (21) que “todas as nações conduzem operações de espionagem”. O anúncio foi feito após o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, declarar nesta segunda que estava “profundamente chocado” com os relatórios de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) monitorizou secretamente 70,3 de milhares de conversas telefônicas com a França e exigiu uma explicação.

Leia mais:

França cobra de governo americano fim de espionagem

França convoca embaixador dos Estados Unidos por causa de espionagem

A Casa Branca, em linha com a sua habitual postura, declinou a comentar as acusações. “Por uma questão de política, tornamos claro que o tipo de serviços de informação estrangeira dos Estados Unidos são do tipo utilizado por todas as nações”, disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança.

“Como o presidente [Barack Obama] disse no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, começamos a rever a forma como recolhemos informação, para equilibrar adequadamente as preocupações legítimas de segurança dos nossos cidadãos e dos nossos aliados relativamente às questões de privacidade que todas as pessoas partilham”, disse Caitlin.

Ayrault disse durante uma viagem à Dinamarca que estava “incrédulo que um país aliado como os Estados Unidos chegasse ao ponto de espiar comunicações privadas, que não sem justificativa estratégica, sem justificativa baseada na defesa nacional”.

O embaixador norte-americano na França, Charles Rivkin, foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em Paris em protesto, com base em informações do ex-analista de segurança norte-americano Edward Snowden, publicadas pelo Le Monde e o semanário alemão Der Spiegel.

O governo francês pediu ao embaixador dos Estados Unidos garantias de que a intercepção de comunicações francesas deixou de ser feita, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, depois de novas revelações sobre espionagem norte-americana.

O embaixador norte-americano, Charles Rivkin, foi chamado ao Quay D’Orsay, com caráter de urgência, depois de o jornal Le Monde noticiar, na sua página de internet, que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos fez 70,3 milhões de registos de dados telefônicos de franceses em um período de 30 dias, entre o final de 2012 e princípio de 2013.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário