one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Usina de Fukushima, Japão

Imagem:

Compartilhar:

Erro na Usina Nuclear de Fukushima contamina seis pessoas

Criado em 09/10/13 09h54 e atualizado em 09/10/13 10h11
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Fukushima
Usina de Fukushima, Japão (antjeverena/Creative Commons)

Brasília – Um erro na manipulação de equipamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, contaminou seis pessoas. O erro gerou o vazamento de água contaminada por radioatividade. É o quarto erro cometido em uma semana durante operações destinadas a descontaminar a usina.

A companhia que administra Fukushima, a Tokyo Eletric Power Company (Tepco), confirmou o vazamento de água com elevados índices radioativos. Especialistas estimam que alguns dos atingidos tenham ingerido a água contaminada.

Leia também no Portal EBC: 

Agência atômica da ONU vai avaliar trabalhos de estabilização em Fukushima

Fukushima reativa sistema para filtrar água contaminada

Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu o Japão, causando explosões e vazamentos na região da usina. Áreas inteiras foram esvaziadas, os produtos da região proibidos para comercialização e o governo manteve o alerta. Recentemente, houve informações sobre o vazamento de água contaminada para o oceano.

Na época do tsunami e do terremoto, ocorreu a paralisação do sistema de resfriamento dos reatores, fazendo com que três deles derretessem. Atualmente, o maior desafio da Tepco é armazenar a grande quantidade de água utilizada para resfriar os reatores.

Há um plano do governo japonês para descontaminar a área em torno da usina, que se baseia em levantar uma parede de terra congelada em volta dos reatores para fazer o resfriamento. O objetivo é  prevenir que água contendo material radioativo, que continuará a ser utilizada para resfriar dutos de combustível nuclear, entre em contato com o lençol freático. Segundo autoridades japonesas, os sistemas de tratamento de água também serão modernizados para evitar o aumento de água contaminada.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário