one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Encontro do Mercosul em 30/10/2013

Imagem:

Compartilhar:

Mercosul condena “espionagem global” dos Estados Unidos

Criado em 31/10/13 06h55 e atualizado em 31/10/13 08h28
Por Agência Lusa

Encontro do Mercosul em 30/10/2013
Condenação foi feita na última quarta-feira, em Caracas, durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores de países-membros do Mercosul e que foi encerrada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro (AVN)

Caracas - O Mercosul condenou a "espionagem global" dos Estados Unidos a líderes de vários países e organizações internacionais, insistindo na necessidade de garantir a segurança das telecomunicações na região e combater as ações que tornam vulnerável a soberania.

A condenação foi feita na última quarta-feira (30), em Caracas, durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores de países-membros do Mercosul, na qual participaram a Argentina, o Brasil, Uruguai e a Venezuela e que foi encerrada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Leia também

Chefe da NSA nega acusações de espionagem de aliados na Europa

Alemães discutem espionagem com oficiais norte-americanos

Procuradoria de Delitos Informáticos espanhola abre investigação

"Ratificou-se a condenação da espionagem global realizada pelo governo dos Estados Unidos e foram abordadas as medidas necessárias que devem tomar os governos e os setores da nossa sociedade", explicou aos jornalistas o ministro de Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaúa.

Em comunicado, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela destaca que os países-membros do Mercosul estão "conscientes de que as ações de espionagem dos Estados Unidos se acentuam, motivando uma dura crítica mundial".

"Os ministros comprometeram-se a formalizar a criação de uma instância permanente, dentro da estrutura do Mercosul, para prestar atenção a todos os temas derivados da segurança das telecomunicações na região e combater as ações que tornam vulnerável a soberania dos nossos países", informa o comunicado.

Outro documento destaca que, durante a reunião, foi analisada uma proposta de diálogo do Mercosul com a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, a PetroCaraíbas e a Comunidade das Caraíbas.

O propósito é "avançar na construção de uma zona econômica completar, regional, para consolidar a união latino-americana e caribenha, promover o desenvolvimento integral, combater a pobreza, a exclusão social, a complementação, solidariedade e cooperação".

Reiteraram também o interesse do Mercosul em chegar a um acordo comercial com a União Europeia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário