one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prêmio Nobel

Imagem:

Compartilhar:

Nobel de Química sai para austríaco, britânico e israelense

Criado em 09/10/13 07h27 e atualizado em 09/10/13 07h41
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Real Academia Sueca de Ciências anunciou hoje (9) os nomes de três pesquisadores escolhidos para receber o Prêmio Nobel de Química 2013. Os vencedores são o austríaco Martin Karplus, de 83 anos, o britânico Michael Levitt, de 66, e o israelense Arieh Warshel, de 73. Eles desenvolveram pesquisas sobre os modelos multiescala para sistemas químicos complexos. Os três trabalham em universidades norte-americanas.

Leia mais:

Há 15 anos, o escritor português José Saramago ganhava o Nobel de Literatura

Cientistas belga e britânico são os vencedores do Nobel de Física

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2013 será anunciado quinta-feira

 

Nas pesquisas, os cientistas associaram as análises químicas aos métodos de física clássica e quântica. Foram feitos cálculos teóricos e simulações para observar os átomos quânticos e a associação com a principal proteína e o organismo. O computador executou os cálculos. As pesquisas mostraram que as reações químicas ocorrem na velocidade da luz e, em uma fração de um milésimo de segundo, os elétrons saltam de um núcleo atômico para o outro.

Especialistas disseram que o trabalho de Karplus, Levitt e Warshel é inovador pois associou a física clássica com os fundamentos diferentes da física quântica. Na década de 70, os três pesquisadores analisaram programas que sustentam as bases das pesquisas para a compreensão de uma série de processos químicos. Eles utilizaram modelos de computador que espelham a vida real para observar os avanços na química.

Amanhã (10) será anunciado o Prêmio Nobel de Literatura, na sexta-feira (11) será o da Paz e no dia 14 o de Economia. Os detalhes sobre a premiação são divulgados no site http://www.nobelprize.org/

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário