one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poluição

Imagem:

Compartilhar:

Poluição do ar na Europa continua muito elevada

Criado em 15/10/13 10h36 e atualizado em 15/10/13 11h01
Por © Agência Lusa

Poluição
Relatório sobre poluição na Europa  mostra que, apesar da redução das emissões e da concentração de alguns poluentes, o problema está longe de ser resolvido (Foto: Akeg/CC)

Lisboa – Cerca de 90 por cento dos habitantes das cidades europeias estão expostos a elevadas concentrações de poluentes prejudiciais à saúde, segundo a mais recente avaliação da qualidade do ar publicada pela Agência Europeia de Ambiente (EEA).

O relatório Qualidade do Ar na Europa – 2013 mostra que, apesar da redução das emissões e da concentração de alguns poluentes, o problema está longe de ser resolvido.

“Dois poluentes específicos, as partículas inaláveis e o ozono ao nível do solo, continuam a ser uma fonte de problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e redução do tempo de vida”, diz o relatório, que cita novas descobertas científicas segundo as quais os efeitos negativos sobre a saúde verificam-se com concentrações menores do que se estimava anteriormente.

Leia outras notícias em Internacional

Segundo Hans Bruyninckx, diretor executivo da EEA, “a Europa tem de ser ambiciosa e ir além da atual legislação” para ter a perspectiva de uma via sustentável.

“Os estudos mostram que a maioria dos cidadãos compreende bem o impacto da qualidade do ar e pede às autoridades que tomem medidas em nível europeu, nacional e local, mesmo em tempos de austeridade e de dificuldades”, disse o comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik, na apresentação do relatório.

Além dos problemas para a saúde humana, os autores do estudo destacam que a poluição prejudica os ecossistemas europeus, ameaçando a biodiversidade, sobretudo devido aos poluentes que contêm nitrogênio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário