one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Artic Sunrise

Imagem:

Compartilhar:

Todos os ativistas do Greenpeace são acusados formalmente de pirataria

Criado em 03/10/13 13h37 e atualizado em 03/10/13 13h56
Por Da Agência Lusa Fonte:www.lusa.pt/default.aspx?page=home

Moscou - A Rússia acusou formalmente de pirataria os 30 membros e colaboradores do Greenpeace, a maioria formada por estrangeiros, envolvidos em uma ação de protesto contra a exploração petrolífera no Ártico, anunciaram hoje (3) as autoridades do país.

“Os 30 suspeitos do inquérito de investigação sobre o ataque na plataforma Prirazlomnaia [da Gazprom] foram acusados”, indicou a comissão de inquérito sobre o caso, em um comunicado. Os membros e os colaboradores da organização não governamental (ONG) podem cumprir pena de até 15 anos de prisão.

Leia também:

Rússia decreta prisão de ambientalistas do Greenpeace

“Os acusados não reconhecem sua culpabilidade e se recusam neste momento a prestar depoimento”, informou o comunicado.

No fim de semana passado, um tribunal da cidade de Murmansk (Noroeste da Rússia) ordenou a prisão preventiva por dois meses de toda a tripulação do navio do Greenpeace, o Artic Sunrise.

Os primeiros 14 ativistas foram acusados formalmente de pirataria ontem (2). Os restantes foram indiciados hoje.  A Justiça russa acusa a tripulação do Artic Sunrise, originários de 19 países, de tentar apreender propriedade com o uso da força.

No dia 18 de setembro, os ativistas tentaram escalar uma plataforma do grupo Gazprom, no Mar de Barents. Os militantes foram impedidos pelos guardas-costeiros russos, que dispararam tiros de aviso com armas automáticas, de acordo com a ONG. O navio Artic Sunrise foi apreendido por comandos da Guarda Costeira russa e rebocado até Murmansk. Entre os acusados estão dois jornalistas freelancers – britânico e outro russo, que estavam no navio registrando imagens (vídeo e fotos).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário