one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Circuncisão feminina ainda ocorre em regiões tribais da África que seguem o islamismo, mas adotam tradições próprias.

Imagem:

Compartilhar:

Turquia autoriza uso de véu muçulmano e barba para funcionários públicos

Criado em 08/10/13 10h50 e atualizado em 08/10/13 11h18
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Mulher Muçulmana
As estudantes turcas já haviam conseguido autorização para usar lenço nos campi universitários (Ranoush / Creative Commons)

Brasília - O governo da Turquia acabou hoje (8) com a proibição de véu islâmico para as funcionárias públicas. A iniciativa faz parte de uma série de reformas governamentais e foi comemorada pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoganhttp://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/10/peritos-ficarao-na-siria-por-um-ano-para-garantir-destruicao-de-armas.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC: 

Policiais italianos prendem suspeito de transportar imigrantes ilegais

Peritos ficarão na Síria por um ano para garantir destruição de armas

"Abolimos hoje uma disposição arcaica que era contrária ao espírito da República. É um passo em direção à normalização", disse Erdogan cuja mulher usa véu, tal como a maioria das companheiras dos dirigentes do partido governamental da Justiça e Desenvolvimento (AKP). "As mulheres que usam véu são membros de parte inteira desta República tanto quanto as que andam de cabeça descoberta", acrescentou.

A medida foi apresentada por Erdogan em 30 de setembro. A iniciativa integra um conjunto de reformas para ampliar os direitos das minorias. A medida entrou em vigor hoje definindo um novo regulamento de vestimentas para os funcionários públicos, incluindo o direito de homens usarem barba, como é costume entre os muçulmanos religiosos. A oposição turca denunciou a medida, considerando que se trata de golpe na simbologia do Estado laico turco, estabelecido pelo fundador da República, Mustafa Kemal Ataturk. As estudantes turcas já haviam conseguido autorização para usar lenço nos campi universitários.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário