one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em seu primeiro discurso no Itamaraty, o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, defendeu hoje (28) o respeito e a preservação da hierarquia na casa

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Rússia estreitam relações em reunião em Moscou

Criado em 20/11/13 16h38 e atualizado em 20/11/13 17h13
Por Agência Lusa

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, hoje (20), em Moscou para promover as relações bilaterais e aprofundar a "associação estratégica" entre os dois países.

"O Brasil é o nosso maior parceiro comercial na América Latina. Ambos os países planejamos cumprir os acordos dos [nossos] presidentes para aumentar num futuro próximo o volume de vendas até 10.000 milhões de dólares", disse Lavrov, em conferência de imprensa, referindo-se aos objetivos definidos pelo Presidente russo, Vladimir Putin, e pela presidente brasileira, Dilma Rousseff, durante uma reunião no Kremlin em dezembro do ano passado.

Veja mais notícias no Portal EBC

As trocas comerciais entre os dois países aumentaram entre 2005 e 2008, crescimento que abrandou com a crise, mas que vem sendo retomado desde 2011.

O ministro russo destacou o nível de colaboração entre os dois países em matérias como defesa, ciência, desporto e espaço. Informou que a Rússia e o Brasil assinaram uma declaração em que se comprometem "a não ser os primeiros a lançar armamento para o espaço".

Os ministros abordaram também o polêmico programa nuclear iraniano e o conflito na Síria, tendo Lavrov destacado a contribuição do Brasil "na busca de vias para reduzir as tensões em torno dessa questão". "Espero que a ronda de conversações entre o Irã e o sexteto [EUA, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha] que hoje começa [em Genebra] tenha êxito", afirmou o ministro russo. Figueiredo, por seu lado, agradeceu a Lavrov pelo "seu papel na resolução do conflito sírio".

Os governantes falaram também do problema da espionagem norte-americana, tema sensível para o Brasil, que reagiu com indignação às notícias de que Washington teria espionado os telefones e o correio eletrônico da presidente Dilma Rousseff. "A nossa tarefa é garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais como o direito à intimidade", disse Figueiredo.

Lavrov defendeu a aplicação de regras de "comportamento comum no ciberespaço" e recordou que Moscou propõe "aceitar obrigações de não interferir nas vidas privadas dos cidadãos".

Figueiredo exprimiu a sua satisfação pela decisão da justiça russa de conceder a liberdade sob fiança à ativista da Greenpeace Ana Paula Maciel, detida com outros trinta ecologistas na Rússia. "Estou muito contente com a coincidência de ter sabido da decisão do tribunal quando cheguei à Rússia", afirmou o ministro brasileiro, numa referência à medida acordada na terça-feira pelo tribunal de São Petersburgo sobre o caso do "Arctic Sunrise", o barco da Greenpeace envolvido num protesto no dia 19 de setembro.

Figueiredo chegou na terça-feira a Moscou, em sua primeira visita oficial fora da América do Sul.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário