one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lakhdar Brahimi informou que o governo e oposição concordaram com um breve cessar-fogo.

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos e Rússia se reúnem com representante da ONU para a Síria

Criado em 05/11/13 09h39 e atualizado em 05/11/13 09h55
Por Da Agência Brasil* Edição:Denise Griesinger

Brasília – O enviado especial das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, se encontra hoje (5) com diplomatas dos Estados Unidos e da Rússia para marcar a data da Conferência Genebra 2, que tem por objetivo propor uma solução política e negociada para a crise síria. O encontro dos diplomatas foi confirmado ontem (4) pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Ainda não há data para a conferência, porque a Coligação Nacional Síria (CNS) não confirmou se vai participar. A coligação pede a saída do presidente da Síria, Bashar Al Assad, conforme expressado após encontro do grupo Amigos da Síria, em Londres, no final de outubro. O presidente da CNS, Ahmad Jarba, disse que não vai participar da conferência caso o Irã seja convidado.

As Nações Unidas têm conduzido as tentativas de busca de uma solução política para a crise na região por meio de um processo liderado pela Síria. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai presidir a Genebra 2, que pode ocorrer ainda em novembro. A Liga Árabe, que também media o processo, pediu que a oposição síria participe da conferência e forme sua delegação o mais rápido possível. Os Estados Unidos, a Rússia e a China também apoiam a negociação de uma solução consensual, com a participação de ambas as partes no conflito.

"Precisamos fazer uma pressão para que Genebra 2 seja uma forma de resolver esse derramamento de sangue na Síria, caso contrário, a alternativa será terrível ao povo sírio e à região", disse ontem o porta-voz norte-americano, Jay Carney.   

"Uma solução política é a única forma viável de solucionar os problemas da Síria. Em primeiro lugar, é muito importante persuadir as partes envolvidas a sentar na mesa de negociação para a conferência", informou o representante da China na ONU, Liu Jieyi.

A Conferência Genebra 2 deve elaborar um acordo entre o governo da Síria e a oposição para a implementação do Comunicado de Genebra, adotado em junho de 2012, quando foi realizada a primeira reunião internacional sobre o tema. O documento determina os passos para o fim da violência no país e para o estabelecimento de um órgão de transição governamental, com plenos poderes executivos e formado por membros do governo, da oposição e de outros grupos.

* Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário