one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CNJ proíbe cartórios de recusar celebração de casamento civil entre homossexuais

Imagem:

Compartilhar:

Lei que permite casamento entre homossexuais entra em vigor na Austrália

Criado em 07/11/13 09h28 e atualizado em 07/11/13 09h44
Por Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante

Brasília - A lei que regula o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou hoje (7) em vigor no Território da Capital Australiana (ACT, sigla em inglês). Essa é a primeira legislação que permite esse tipo de união no país. As uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são autorizadas na maioria dos estados australianos, mas o casamento rege-se pela lei federal, que limita a união de um homem com uma mulher. A Austrália tem seis estados e dois territórios. Estados vizinhos ao território da capital, Canberra, informaram que impugnarão a lei.

Os primeiros casamentos poderão ser celebrados entre os dias 7 e 8 de dezemsbro, dado que a lei obriga a que os casais de pessoas do mesmo sexo informem as autoridades responsáveis, com um mês de antecedência, a intenção de se casar. O mesmo é exigido a casais heterossexuais.

Leia também outras notícias em Internacional

Apesar de a lei entrar em vigor nesta quinta-feira, a celebração dos casamentos ainda é uma incógnita porque o governo impugnou a legalidade da medida no Tribunal Superior do país, que analisará o caso nos dias 3 e 4 de dezembro. O governo da Austrália, liderado pelo primeiro-ministro conservador Tony Abbott, argumenta que a lei específica dos casamentos no território da capital contraria a lei nacional dos matrimônios.

A nova legislação, aprovada em 22 de outubro, abre caminho para que seja adotada em outros estados e territórios da Austrália. A legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi recusada em setembro pelo parlamento federal.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário