one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venezuelanos homenageiam Hugo Chávez após sua morte

Imagem:

Compartilhar:

Maduro institui 8 de dezembro como Dia da Lealdade e do Amor a Hugo Chávez

Criado em 06/11/13 06h57 e atualizado em 06/11/13 07h27
Por Da Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou 8 de dezembro como o Dia da Lealdade e Amor a Hugo Chávez, iniciativa que procura "honrar" o pensamento e a herança do ex-presidente.

O Decreto nº 451, de 4 de novembro de 2013, foi publicado na Gazeta Oficial que circulou nessa terça-feira. O texto apela ao povo e às instituições que "honrem com ação e pensamento a herança e o legado universal do máximo líder da revolução bolivariana".

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Maduro defende que sejam promovidos "atos e eventos comemorativos em todo o território nacional que exaltem o pensamento bolivariano de Chávez, o amor infinito ao seu povo, a defesa permanente do legado e o exemplo infinito".

Nascido em 28 de julho de 1954, Hugo Chávez morreu em 5 de março deste ano, depois de uma luta de quase dois anos contra um câncer na região pélvica. Em 8 de dezembro de 2012, ele anunciou ao país que era "absolutamente imprescindível" submeter-se a nova intervenção cirúrgica (a quarta) e pediu aos venezuelanos que, no caso de alguma circunstância que o inabilitasse para continuar à frente da Presidência, elegessem Nicolás Maduro como seu sucessor.

Também, em 8 de dezembro, estão convocadas eleições municipais na Venezuela.

Além do dia pelo amor a Chávez, Nicolás Maduro propôs a criação de um sistema de museus da revolução bolivariana, centrado na vida do libertador Simón Bolívar (militar e político venezuelano), do seu antecessor Hugo Chávez e na história dos povos indígenas.

Vicente Díaz, reitor do Conselho Nacional Eleitoral, reagiu ao decreto, definindo-o como ato de manipulação. "Isso é um ato de intromissão clara do Poder Executivo, com atos de celebração em todo o país, quando se está realizando uma jornada eleitoral”, disse.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário